PSTU é o primeiro partido a registrar candidatura de presidente

Zé Maria vai apoiar Saulo Arcangeli no Maranhão

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início da noite desta sexta-feira (20), pedido de registro de seus candidatos a presidente e vice-presidente da República para as eleições deste ano. Este foi o primeiro pedido de registro de candidaturas às eleições de 2014 a ser protocolado no TSE.

O candidato a presidente pelo PSTU é José Maria de Almeida. Paulista de Santa Albertina, ele nasceu em 1957, tem ensino médio completo e é trabalhador metalúrgico e siderúrgico. A candidata a vice é Claudia Durans, maranhense, nascida em 1965. Tem nível superior completo e é servidora pública federal. O número do PSTU nas urnas será 16.

Normas

Os partidos políticos e as coligações têm até as 19h do dia 5 de julho para apresentar ao TSE o pedido de registro de candidatos a presidente da República, depois de sua escolha em convenção partidária. Após a entrega do pedido de registro, o processo é encaminhado a um ministro do Tribunal, que o relatará. O ministro examinará os documentos apresentados pelos candidatos a presidente e vice na chapa e decidirá se defere ou não o registro das candidaturas.

Devem constar no pedido de registro do candidato a presidente da República a declaração de bens, a previsão de gasto máximo da campanha, a plataforma de governo (necessária também para os candidatos a governador de estado e do Distrito Federal), as certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal, Estadual ou Distrital e pelos Tribunais competentes e uma fotografia em formato digital, dentre outros documentos.

Segundo o artigo 24 da Resolução do TSE nº 23.405, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas Eleições deste ano, “nas candidaturas de vices e suplentes, os valores máximos de gastos serão incluídos naqueles pertinentes às candidaturas dos titulares e serão informados pelo partido político a que estes forem filiados”.

Cabe ao TSE analisar os pedidos de registro de candidaturas à Presidência e Vice-Presidência da República. Os pedidos de registros de candidatos a governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital devem ser encaminhados ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *