Mais três partidos declaram apoio a Flávio Dino

O Imparcial

O pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) recebeu a oficialização de apoio de mais três partidos, que realizaram suas convenções no fim de semana, todas no interior do estado. Pra definir o quadro de candidaturas, o Solidariedade (SD) realizou convenção em Pedreiras, na sexta-feira (20). Sábado foi a vez do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em Bacabal. E ontem, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) reuniu-se em Imperatriz.

Durante a convenção do PSDB, além do apoio a Flávio, foi aprovada, por unanimidade, com o votos dos 40 delegados, a participação do deputado federal tucano, Carlos Brandão, como candidato a vice-governador. “A nossa participação na chapa majoritária integra mais o partido na candidatura de Flávio, estou somando a minha experiência política e administrativa para contribuir com o processo de reestruturação do estado”, destacou Brandão.

A reunião do PSDB trouxe algumas novidades. Os vereadores Gutemberg e Sergio Frota tentarão uma vaga na Assembléia Legislativa. O deputado federal Helio Santos decidiu candidatar-se a deputado estadual. Além deles, os deputados estaduais Gardênia Castelo e Neto Evangelista são candidatos a reeleição, e Telma Pinheiro, Sergiomar (de Açailândia) e Fábio Sousa (de João Lisboa) também estão nessa disputa. Para deputado federal tentará João Castelo, Pinto da Itamaraty, o desembargador aposentado Raimundo Cutrim e Joseli (de Bacabal).

Ao todo foram registrados oito nomes para a disputa a deputado estadual e quatro para federal. Mas esse número, de acordo com dirigentes, deve ser maior, porque os partidos têm até o próximo dia cinco de julho para registrar candidatura.

Antes da convenção, o PSDB viveu um impasse com relação a candidatura de Castelo, que, liderando as pesquisas de opinião, queria disputar vaga ao Senado. No entanto, reconhecendo que a chapa de oposição já tinha compromisso com Roberto Rocha (PSB) como candidato a senador, os dirigentes do PSDB, em votação, abortaram a intenção de Castelo. “Houve diversas renuncias, essa eleição será lembrada por sua grandeza. Os projetos pessoais, foram diminuídos diante dos projetos partidários, em torno do compromisso de mudança”, destacou Brandão, lembrando que o PDT abriu mão da vice-governadoria de Flávio, para dar a vaga ao PSDB, que a deputada Eliziane Gama (PPS) desistiu de sua candidatura a Governo para apoiar Flávio e que assim como Castelo, Zé Reinaldo e Dutra renunciaram a disputa ao Senado para que Roberto Rocha permanecesse na disputa.

Convenção dos novos partidos

Participando de sua primeira eleição geral, o recém criado PROES realizou, sábado, seu encontro em Bacabal, cidade em que presidente estadual do PROS, o deputado federal Zé Vieira, foi prefeito.

Além de consolidar o apoio às candidaturas majoritárias da chapa de Flávio, a reunião oficializou o nome de três deputados federais e um estadual que disputarão o processo eleitoral de outubro.

Na sexta-feira o partido Solidariedade, em convenção em Pedreiras, oficializou 22 candidatos a deputados estaduais e cinco federais que concorrerão nas próximas eleições. Atualmente, o partido recém criado é representado na Câmara Federal pelos deputados Simplício Araujo e Domingos Dutra, que tentarão a reeleição.

No interior do Maranhão

Para fortalecer a candidatura de Flávio Dino no interior do estado, os partidos estão recorrendo a seus redutos eleitorais para realizar suas convenções. Imperatriz, cidade do encontro do PSDB, é administrada por Madeira (PSDB), que tem força na região tocantina. Pedreiras é cidade por onde se elegeu Simplício Araujo. E como ex-prefeito de Bacabal, Zé Vieira goza de influencia nas cidades da redondeza.

As convenções têm reunido lideranças políticas, juventude, movimentos sociais e simpatizantes dos nove partidos da chapa – PTC, PPS, PSDB, PSB, PROES, PCdoB, Solidariedade, PP e PDT.

Já na capital, o PCdoB realiza convenção conjunta com o PDT, PPS e PSB no domingo (29), a partir das 8h, no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana, na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *