PP, PPL e PSOL realizam convenções partidárias neste sábado

O Imparcial

É dada a largada à temporada de convenções partidárias. Hoje, se reúnem para deliberar sobre candidatos e coligações para as eleições deste ano, o PP, o PSOL e o PPL. As agremiações tem até dia 30 de junho para realizar seus encontros.

A convenção do PP acontece a partir das 8h da manhã, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Além dos 150 delegados com direito a voto, o encontro pretende reunir militantes e simpatizantes de todo o estado presença, esperando cerca de cerca de cinco mil pessoas, incluindo o do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira.

Participando de eleições gerais na oposição pela primeira vez, o PP anunciará oficialmente o apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Flávio Dino (PC do B), que estará presente no encontro. “Iremos submeter em convenção a nossa tendência em alinhar com os partidos da oposição que se integram pelo movimento de grande mudança do Maranhão liderado pelo PCdoB, com Flávio Dino. Vamos oficializar e discutir como o PP irá contribuir com esse processo”, explica o presidente estadual do Partido Progressista, o deputado federal Waldir Maranhão.

Na convenção, além da candidatura a reeleição de Waldir, será anunciada candidatura de mais cinco deputados estaduais e 21 deputados federais. Na oportunidade, manifestarão o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), ato que deverá se repetir na convenção nacional do PP, marcada para o dia 25, em Brasília.

PSOL

A convenção do PSOL acontece às 9h, no Sindicato dos Bancários, no Centro. Representantes do diretório regional irão validar a candidatura de Luis Antônio Pedrosa ao Governo do Estado, além de escolher os demais nomes que irão concorrer ao pleito.

Até a véspera da convenção, o PSOL ainda estava sem definição sobre coligação. Havia possibilidade da sigla formar uma chapa de extrema esquerda com o PSTU e PCB, mas vinha encontrando dificuldade nas negociações. O PSOL e PSTU já haviam escolhido isoladamente os nomes para concorrer à disputa ao Governo, e para efetivar a aliança, algum partido deveria ceder. Mas nem um dos dois está disposto a abrir mão dos candidatos já escolhidos. Além disso, o PSOL, PSTU e PCB terão candidatos próprios à Presidência, dificultando a construção de um palanque.

PPL

O encontro do PPL acontece às 14h, no Rio Poty Hotel, na Ponta D’Areia, quando será efetivada a candidatura do ex-secretário municipal de Orçamento Participativo e irmão mais novo do pedetista Jackson Lago, Zé Luís Lago (PPL).

Ele recebeu a autorização de disputar a eleição depois da Convenção Nacional do PPL, ocorrida na terça-feira (10), que decidiu pela coligação com o PSB, PPS e Rede, apoiando Eduardo Campos (PSB) à presidente da República.

No Maranhão, ainda não está definido se o PPL coligará. Zé Luís tenta conquistar o apoio do PROS e do PTC, legendas já fechadas com Flávio Dino. No último Encontro Estadual do partido, ficou definido que o PTC coligaria com o PPL para as proporcionais, mas não houve defição para a majoritária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *