Agora é oficial: Sarney desiste de candidatura ao Senado e diz que “a política está muito desestimulante”

G1-Amapá


Durante a convenção estadual do PMDB, PDT e PP no Amapá, na noite desta sexta-feira (27), na quadra poliesportiva do Santa Inês, em Macapá, o senador José Sarney anunciou oficialmente sua desistência em concorrer ao Senado nas eleições de 2014.

“Essa é uma decisão definitiva. A vida está me pedindo um tempo e a política está muito desestimulante”, declarou Sarney ao chegar no local da convenção. Cercado de políticos, o senador participou do evento sob gritos de “fica”, manifestados por militantes do partido.

Apesar de anunciar o desejo de não disputar mais uma eleição, aos 84 anos, Sarney garantiu que não deixará a vida pública.

“A política só tem uma porta que é a de entrada, não tem de saída. Meu espírito público e tudo que eu devo ao povo brasileiro me obriga até o fim da vida, dedicá-la a ajudar o país”, afirmou.

Sarney já tinha comunicado a desistência na segunda-feira (23), ao presidente do PMDB-AP, Gilvan Borges. A assessoria do senador informou que a decisão já havia sido informada há uma semana aos amigos e aliados do parlamentar, em Macapá.

“Pensava que na política, se a gente abandoná-la, o povo abandona a gente, mas descobri que a idade é outra fórmula de sair. Preciso de tempo para cuidar da minha saúde e também da saúde da minha mulher”, disse.

Eleito para um cargo público pela primeira vez em 1954, Sarney desde então cumpriu mandatos como deputado federal, governador do Maranhão, senador e presidente da República, posto que assumiu em 1985 com a morte de Tancredo Neves.

No final de 2012, Sarney voltou a ocupar temporariamente a Presidência, como presidente do Senado, com viagens de Dilma Rousseff, Michel Temer e o então presidente da Câmara, Marco Maia. No início daquele ano, ele ficou quase um mês internado para desentupir uma artéria.

No início de 2013, ele terminou o mandato de presidente do Senado e no final do ano passado, ficou quase dois meses fora, de licença médica, após ser diagnosticado com dengue aguda e quadro de pneumonia.

Apesar de ter carreira política no Maranhão, Sarney mudou o domicílio eleitoral para o Amapá na década de 1990 para concorrer ao Senado.

A unidade federativa com população estimada em 734,9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só foi elevada à categoria de estado em 1988, período em que Sarney ocupava a presidência da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *