Deputado Lourival Mendes apresenta Projeto de Lei que determina a instalação de leitos e mobiliário para atendimento de pacientes obesos

O Deputado Federal Lourival Mendes(PT do B-MA) apresentou no dia 08 de abril deste ano na Câmara Federal o Projeto de Lei n.7527/2014 que determina a obrigatoriedade de instalação de leitos e mobiliário para atendimento de pacientes obesos nos estabelecimentos de saúde das redes pública e privada.

Estudos epidemiológicos evidenciam o crescimento vertiginoso do que é considerado uma epidemia nacional, a obesidade da população. Levantamento do Ministério da Saúde 51% população esta acima do peso. Em 2006 o percentual era de 43%. Homens são a maioria, com 54% dos pacientes obesos. O índice das mulheres chega a 48%. Estudos recentes afirmam que a obesidade mórbida, quando acometida em mulheres, reduz em ate 20 anos o tempo de vida.

Segundo o deputado, “é necessário adotar com urgência ações corretivaspara o tratamento dos brasileiros que já se encontram em situação de obesidade, pois, além da enfermidade causar danos físicos e orgânicos, ainda colocam os enfermos em situação discriminatória e vexatória. Uma vez que a maioria dos estabelecimentos de saúde no Brasil não dispõe de estações adequadas, nem de equipamentos mobiliários capazes de atender os pacientes que sofrem de obesidade com dignidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *