Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Geraldo Castro firma parceria com a UEMA e garante formação de professores

24 de março de 2014 : 09:00

A Prefeitura de São Luís garantiu 180 vagas para a graduação de professores da Secretaria Municipal de Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio de parceria firmada com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O anúncio foi feito na sexta-feira (21), em reunião na reitoria da Uema entre o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, e o reitor da instituição, José Augusto Silva Oliveira.


Também está prevista a oferta de vagas para a Pós-graduação, com especialização em cursos como Gestão Pública, que contemplam disciplinas direcionadas para a gestão escolar e podem fortalecer a capacitação técnica dos gestores da área educacional da Prefeitura.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, o diálogo com a UEMA tem proporcionado resultados significativos para a Prefeitura. “A motivação que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem nos aplicado é a de buscarmos parcerias para promover atividades que fortaleçam a nossa rede e gerem, como resultado, a entrega de uma educação de alta qualidade à população. A relação com a Uema traz o apoio acadêmico, essencial para o crescimento das demais áreas da educação da cidade. A parceria favorecerá nossos profissionais, que terão um trabalho ainda mais rico, e beneficiará nossas crianças, com conteúdo e metodologia atualizados e especializados”, afirmou o secretário.

A qualificação dos professores é essencial para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. É a partir da formação profissional que eles obtêm maior nível de capacitação para o desempenho de suas atividades. A previsão é de que as aulas dos cursos oferecidos tenham início em abril e, para definir os docentes que participarão da qualificação, a secretaria elaborará um processo seletivo, cujos procedimentos serão divulgados posteriormente.

Durante o encontro, o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, afirmou que a parceria com a Prefeitura representa sempre um ponto positivo para a Universidade, que já vem trabalhando com o poder público municipal por meio de projetos que são de interesse da população. “Já vislumbramos grandes possibilidades de oferecimento de cursos de graduação e especialização para os professores. Ações como essa, realizada em parceria com a Prefeitura, contribuem para o desenvolvimento do setor educacional de São Luís”, disse.

A proposta de parceria com a Uema no campo educacional vem sendo planejada pela secretaria e discutida com a instituição. Para a chefa da Assessoria Técnica Pedagógica da Semed, Régina Galeno, a união representa uma conquista. “Trabalhamos e insistimos para que o projeto fosse adiante. O diálogo não cessa por aqui. Para benefício de nossas crianças e dos nossos professores, outras propostas que envolvam a pasta da Educação estão sendo debatidas”, declarou.

3 comentários em “Geraldo Castro firma parceria com a UEMA e garante formação de professores”

  1. Patrícia Campos

    8 anos atrás  

    Muito boa mesmo essa iniciativa, essa valorização com os profissionais da educação, nada melhor que qualificar esses professores, para cada vez mais repassar um ensino de melhor qualidade. Isso é importante demais tem sempre que motivar esses gestores da educação, pois educação é base de um grande futuro dos alunos.

  2. Maria Helena

    8 anos atrás  

    Espero também ser beneficiada com essa parceria e ter acesso a uma dessas vagas da Uema. Parabéns a Prefeitura!

  3. Luciana

    8 anos atrás  

    Parabéns Geraldo, essa parceria trará ótimo resultados aos nossos professores e para nossa educação. Isso só vem incentivar o reconhecimento a esses profissionais que tentam necessitam e mereciam. Professor faz a diferença na aprendizagem dos alunos, na realização escolar dos alunos, no sucesso dos alunos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>