Atendimento de equipes do SAMU será reforçado durante o carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforçou a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) durante o carnaval. A partir desta sexta-feira (28), uma ambulância ficará de plantão nas imediações da Passarela do Samba para atuar no transporte de pacientes atendidos pelo posto fixo que a Semus terá naquela área. Além disso, a frota foi reforçada e terá 14 veículos e duas motolâncias funcionando ininterruptamente para atender ocorrências em toda a cidade.

O coordenador do SAMU, José Sales, explica que as ambulâncias vão ficar em pontos estratégicos que permitam um deslocamento mais ágil, atendendo determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Teremos veículos no Parque do Bom Menino, nas Unidades Mistas do Coroadinho e São Bernardo, no Socorrinho do Cohatrac, no Centro de Saúde da Vila Fialho, na Maternidade Nazira Assub na Estiva e no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-135. Essa descentralização vai permitir acionar a ambulância que estiver no local mais próximo ao da ocorrência”, disse.

Todo esse trabalho será coordenado pela Central do SAMU, localizado no Itaqui-Bacanga, onde também haverá viaturas prontas para o atendimento da população. Outra preocupação da Semus foi garantir pessoal e material suficiente para que as equipes possam prestar o atendimento adequado à população; por isso, vários profissionais estarão de plantão 24 horas e as ambulâncias do SAMU devidamente equipadas com toda a estrutura técnica necessária.

José Sales lembra que no período carnavalesco há um expressivo aumento da demanda para o SAMU, especialmente de ocorrências decorrentes de violência nas festas carnavalescas e acidentes automobilísticos. “A nossa recomendação é que os foliões evitem a associação de álcool com direção, use cinto de segurança e divirta-se sem excessos”, alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que a população evite a comunicação de falsas ocorrências, o chamado trote, que pode trazer prejuízos, pois além das linhas telefônicas ficarem sobrecarregadas e pessoas que necessitarem de atendimento não conseguirem contatar o SAMU, há ainda possibilidade de ambulâncias serem deslocadas, deixando de atender quem realmente precisa.

1 thought on “Atendimento de equipes do SAMU será reforçado durante o carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *