E aí? Qual será o seu escolhido para governar o Maranhão pelos próximos quatro anos?

Ele é o favorito, candidato ao cargo de governador desde 2010, Flávio Dino (PCdoB), já é tido como o vencedor das eleições, porém terá que conter divergências internas no seu grupo, para não sofrer traições e nem ver sua força eleitoral sucumbir diante de picuinhas. Parece ser bem capacitado, porém tem a experiência de apenas um mandato como deputado federal e três anos a frente da Embratur. Seu discurso focará na mudança e no novo, hoje é o principal nome para vencer o grupo Sarney.


Indicado pela governadora Roseana Sarney, o secretário estadual de Infraestrutura, vem com a missão de manter o governo estadual sob o poder do Grupo Sarney e do PMDB.
Demonstrar ter conhecimento técnico e sua administração ao longo de seis anos no município de São José de Ribamar foi muito elogiada. No governo estadual, ocupou por dois a Casa Civil, recebeu muitas críticas ao longo desse período, principalmente de deputados, que diziam não serem recebidos, foi para a Infraestrutura para tornar viável sua candidatura. Tentou desempenhar o papel de um gestor tocador de obras. Chegou com um bom percentual da preferência do eleitorado, porém já sofre com uma enorme rejeição oriunda do seu grupo. Luís Fernando (PMDB) no entanto tentará desgrudar o nome Sarney de sua candidatura, não será fácil. Porém é totalmente viável seu nome e já começa a assustar os planos da oposição.

Eliziane Gama (PPS), chega empolgada por conta da expressiva votação que recebeu na eleição para prefeito de São Luís, obteve mais de 70 mil votos, o que representa mais de 13% do eleitorado na capital. Porém ainda enfrenta a desconfiança de parte do eleitorado e de setores políticos, quanto a sua candidatura, pois alguns acreditam que ela estar apenas se capitalizando para a eleição de 2016, quando deseja assumir a prefeitura de São Luís. Por enquanto só conta com o apoio de nomes como do empresário Carlos Wellington, médico Igor Lago e do vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto. Porém ela sonha com a vinda de PSB, PSC, PSD, PR e PSDB para apoiar sua candidatura, missão difícil para quem não passar confiabilidade, pelo menos da forma que negocia, Talvez seja a que tenha menor rejeição, porém ela pode estigmatizada por defender alguns pontos radicais, como ser contra os homossexuais, ter aversão a outros credos religiosos etc.

Hilton Gonçalo (PDT) é o nome mais surpreendente que aparece na disputa, pode ser um grande nome da política, Com a experiência de ter governado o município de Santa Rita por dois mandatos, o pedetista ainda enfrente resistência em seu partido para lançar seu nome na disputa de governador. No entanto aparece com o mais bem preparado entre os demais, no quesito programa de governo, já tem pronta uma tese de 39 propostas, que norteiam setores como educação, habitação, segurança, saúde, agricultura etc.

Zé Luís Lago (PPL) entra como um franco atirador e já escolhido por alguns como o candidato “laranja” de Flávio Dino, apesar do médico negar essa postura. Sua candidatura, nasce com a intenção de proporcionar visibilidade ao seu partido, que tem somente três anos de criação. Como principal trunfo carrega, o sobrenome Lago, que é do seu irmão, ex-governador Jackson Lago, porém isso não deve fazer muita diferença, uma vez que o secretário municipal de Orçamento Participativo deve brigar para não ser o último colocado.

Luís Pedrosa (PSOL) será um excelente nome para o debate, homem coerente e de propostas decentes, no entanto esbarra na falta de expressividade do seu partido e na falta de apoio a sua candidatura, internamente ainda disputa com Antônio Gonçalves, porém como o médico foi escolhido para ser presidente da Apruma, o advogado é quem deve ir para a batalha em outubro. Se conseguir passar ao eleitorado suas ideias, pode garantir uma boa votação da população mais intelectualizada do Maranhão, mas ainda é pouco para ser governador.

Estão aí os nomes colocados para a disputa de governo, observe cada um, analise bastante e escolha certo no dia 5 de outubro. Outros nomes podem aparecer, assim como alguns destes podem desaparecer, mas aí já está uma prévia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *