Diretor do Socorrão I é denunciado ao Ministério Público por ato de improbidade

O diretor do Socorrão I, Érico Cantanhede, pode ser incluído na lista de ficha sujas, caso a lei da ficha limpa, seja aprovada na Câmara ainda este ano, dessa forma ele estará impedido de assumir qualquer cargo público no Maranhão, uma vez que já existe a lei estadual. Isto pode ocorrer, por conta de uma ação movida pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, ao entender que o diretor vem “ocasionando diversos transtornos ao andamento da assistência a população de São Luís, no maior hospital de urgência/emergência da capital”.

Érico Cantanhede é alvo de ação no Ministério Público
Érico Cantanhede é acusado no documento de ameaçar servidores, omissão de responsabilidade enquanto diretor do hospital, infração da lei de gestão pública e também por aplicar um modelo de administração cruel e desumano no Socorrão I. Todas essas acusações do Sindicato dos Enfermeiros, visam que o Ministério Público investigue a atuação do médico, que pode caracteriza-lo como atuante no crime de improbidade administrativa.
Porém a acusação mais grave feita no documento é que Érico Cantanhede descumpre a lei 8080/90 do Sus, que diz: Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.  

No entanto na representação feita junto ao MPF, os enfermeiros acusam Érico Cantanhede de realizar atendimento médico na cidade de Peritoró (236 km de distância de São Luís), ministrar aulas no UNICEUMA, acompanhando estagiários da universidade, assim como beneficiar estudantes da instituição em troca de favorecimento na IES que leciona, depreciando a relação com outros estabelecimentos de ensino superior do Maranhão.
O documento foi protocolado no dia 22 de janeiro pela presidente do Sindicato, a enfermeira Ana Léa dos Santos Costa.
A seguir confira o documento protocolado no Ministério Público:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *