Hilton Gonçalo diz que o Maranhão precisa investir na produção local para desenvolver economia

O pré-candidato ao governo do estado Hilton Gonçalo (PDT), afirmou que é necessário um investimento maciço no setor industrial e comercial do estado. “Temos boas fontes de riqueza no Maranhão, mas acabamos perdemos, pois não sabemos aproveitar e nem fazer com que a população possa desenvolver estas atividades”, declarou.
Hilton conta que quando administrou a cidade de Santa Rita, praticamente todos os produtos que eram consumidos na cidade eram importados, por isso ele começou a estimular a produção local, através do programa “Cidadão Empreendedor”, implantando ainda o programa do Leite e o “Projeto Boi Orgânico”. Estas estratégias econômicas consistiam no estímulo do produtor local no fornecimento desses produtos ao mercado da cidade ao invés de continuar importando esses insumos.
“Quando iniciei meu mandato, descobri que a nossa cidade importava leite em pó do sul e sudeste e carne do Pará, isso é inadmissível, dessa forma desenvolvi parcerias com a Fiema e o Sebrae, para que pudéssemos levar qualificação a nossa população e estimular a produção agropecuária, dessa forma, praticamente zeramos as importações de carne e leite em Santa Rita”, declarou
Hoje no Maranhão, existe um grande déficit na balança comercial, o estado continua mais importando do que exportando, sejam produtos agrícolas ou industriais. “Existem várias empresas com interesse de iniciar suas atividades no Maranhão, porém ainda não oferecemos infraestrutura como energia, asfalto, drenagem, nosso parque industrial ainda é muito pequeno em São Luís e nas outras cidades praticamente não existe”, argumenta.
A idéia de Hilton Gonçalo é que caso venha governar o Maranhão, exista um estímulo permanente na tentativa de tornar a população com um caráter empreendedor. “Existem casos exitosos no Maranhão, além de Santa Rita. Em Pastos Bons, conheço um produtor rural, que a partir da produção de cana-de-açúcar, ele produz seu próprio combustível, evitando importar etanol ou gasolina. Fica claro que nós precisamos dinamizar  os negócios no Maranhão”, ressaltou.
O ex-prefeito de Santa Rita ainda fala que o Maranhão precisa sair do isolamento e movimentar a economia. Diante dessa demanda ele sempre está em contato com as entidades de classe para que juntos possam pensar em ações para desenvolver o mercado local, inclusive quando foi prefeito, ele realizou uma série de parcerias com a Fiema, Sebrae, UFMA e outras entidades para levassem qualificação profissional a população do município de Santa Rita como. O Projeto UEMA no Campo, onde as comunidades aprenderam a produzir água sanitária ,detergente,desinfetante sabão etc.
No final do mandato o programa cidadão empreendedor foi transformado em Banco Do Povo, baseado em uma experiência bem sucedida no estado de Goiás essas estratégias de evitar a saída de recursos do município fez com que   mais que dobrasse o PIB municipal.
Para Hilton Gonçalo, com o setor Industrial fortalecido no Maranhão, a economia do estado, o desempenho dos empresários/lojistas e do agronegócio deve melhorar e consequentemente vai gerar mais emprego e renda no município. “Com a produção industrial local, os custos vão ser menores e o atacado vai suprir o varejo; reduzindo custos de transporte, o custo do produto deverá ser menor para o lojista em função do posicionamento das indústrias aqui no estado. Além de gerar emprego e melhor distribuição de renda”, concluiu o pré-candidato Hilton Gonçalo.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *