Honorato e Astro fecham acordo para eleição de presidente da Câmara

A disputa pela presidência da Câmara Municipal vai se acentuando dia após dia, tanto que acordos já começam a surgir. Esse é o caso dos vereadores Honorato Fernandes (PT), líder do governo e Astro de Ogum (PMN), vice-presidente da Casa. Pelo acerto firmado com Isaías Pereirinha (PSL) no final de 2012, o líder religioso é que seria o escolhido para ocupar o cargo no biênio 2015-2016.

Astro e Honorato, hoje o acordo está fechado para a eleição da Mesa Diretora
Percebendo que essa é a melhor possibilidade para que a prefeitura vença a eleição dentro do parlamento municipal, Honorato tratou logo de se aproximar de Astro e compor com ele uma chapa de coalizão visando à eleição. Nesse acordo com o atual vice-presidente, o líder de Ogum seria o candidato a presidência e o líder do governo seria o vice-presidente.

Até aí tudo bem, porém alguns vereadores que já participam desse grupo temem que ocorra uma traição e um esfacelamento do conjunto, o que acabaria fortalecendo a chapa armada pelo vereador Chico Carvalho (PSL), que tem o apoio nos bastidores de Pereirinha.

Os parlamentares suspeitam que Honorato Fernandes planeja “passar a perna” em Astro de Ogum. Inicialmente aceitando a vice-presidência, mas logo depois partindo para uma tentativa de ser o cabeça de chapa, isso poderia gerar uma tensão muito grande, além de irritar profundamente o atual vice-presidente.

Esse plano é articulado inclusive pela Prefeitura de São Luís, que não confia em Astro de Ogum. Membros da administração municipal dizem que o parlamentar cobra um alto preço para ser aliado do executivo, portanto colocar Honorato Fernandes, hoje um dos homens de maior confiança do prefeito na Câmara, seria o melhor negócio.


A engenharia é arriscada e muito complicada, mas dessa vez a Prefeitura tem tudo para ganhar o comando da Câmara Municipal e seria no momento certo, uma vez que seria essa nova direção a conduzir os últimos dois anos do legislativo de São Luís, estes dois as vésperas da eleição de 2016, quando Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tentará a reeleição.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *