Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Hilton Gonçalo diz que Maranhão precisa fortalecer sua economia

9 de setembro de 2013 : 00:42

Investir na geração de emprego e renda. Este é o lema do pré-candidato ao governo Hilton Gonçalo para que o Maranhão, saia de uma posição de atraso econômico. O ex-prefeito de Santa Rita, diz que é necessário o fomento a programas que possibilitem o desenvolvimento dos negócios do estado. Atualmente o estado, tem uma balança comercial deficitária, mais importa do que exporta.

Hilton Gonçalo diz ter propostas para tirar o Maranhão da extrema pobreza

“Se não incentivarmos políticas que possibilitem o perfil de empreendedorismo na nossa população, continuaremos vivendo em um estado pobre, no entanto nosso potencial é enorme para mudarmos essa realidade”, argumenta. No município de Santa Rita, inúmeras ações foram desenvolvidas para que a população tive aumento de sua renda e também fosse garantido, empregos a população.

Para se ter uma ideia, no período que governou Santa Rita, Hilton Gonçalo conseguiu aumentar a renda média per capita, a qual teve 91,53% de crescimento. O número foi alcançado graças ao incentivo da produção de leite, carne, vegetais e demais recursos através da população da cidade, o que evitou a necessidade de importação, diminuindo o déficit econômico.

O pré-candidato ao governo do estado, tem viajado muito pelos municípios maranhenses e tem conseguido levar boas propostas para a resolução do baixo índice da renda per capita no estado. No município de Pastos Bons, ele conheceu o primeiro projeto de produção de álcool combustível no estado. Produtores da região vem plantando cana-de-açúcar e extraindo o álcool para abastecer veículos, o que vem evitando a importação do produto, diminuindo custos, gerando empregos e possibilitando o aumento da renda, tanto para o município como para a população.

Hilton Gonçalo ainda destaca que é importante pensar em estratégias de capacitação, “podemos trabalhar em parcerias com entidades, tivemos a experiência com a FIEMA em Santa Rita, oferecemos cursos profissionalizantes e incentivamos o desenvolvimento de projetos”, destaca.

Atualmente o Maranhão tem importante opções para escoar as produções locais, o Porto de Itaqui, as ferrovias, os rios e as estradas que cortam o estado, facilitam esse trafego. “Temos potencial, basta sabermos aproveitar, e assim teremos um estado mais rico e desenvolvido”, conclui Hilton Gonçalo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>