De acordo com a legislação eleitoral Ricardo Murad não poderá ser governador em caso de cassação de Roseana Sarney

Talvez nem ocorra o julgamento do processo de cassação do mandato da governadora Roseana Sarney (PMDB). Porém uma grande especulação já toma conta dos bastidores na política local. Afinal surgem várias perguntas: Roseana vai renunciar? Quem vai assumir? O secretário estadual de Sáude Ricardo Murad (PMDB) volta a Assembleia Legislativa para ser candidato ao governo na eleição indireta?

O advogado Rodrigo Lago, com atuação na área de Direito Eleitoral, explica o que deve acontecer em caso de cassação da governadora. Segundo o especialista, uma eleição indireta será convocada pela Mesa Diretora do parlamento estadual, para esta disputa só tem direito a voto, os 42 deputados estaduais eleitos em 2010 no exercício do mandato.

Para concorrer a disputa, podem se candidatar qualquer pessoa, deputado, vereador, políticos sem exercício de mandato, enfim, a candidatura é aberta para quem tiver dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela Justiça Eleitoral: possuir no minimo 30 anos, estar filiado em um partido político e ser indicado pelo próprio, filiação partidária e domicilio eleitoral com no minimo um ano da data da nova eleição e não ser parente de até 2º grau dos cassados.

Ricardo que estaria de olho na vaga de governador
está fora do páreo, em caso de cassação de Roseana

Desta forma é que se responde uma das perguntas: Ricardo Murad que é cunhado da governadora Roseana Sarney está automaticamente fora da disputa em caso de cassação.

Com a impossibilidade o grupo governista já se articula para buscar nome de confiança e consenso, alguns começam a surgir, mas no momento evitam falar nosso assunto. Independente do posicionamento do governo estadual, o presidente Arnaldo Melo já está de orelha em pé, visando a vaga.

Porém até a possibilidade de ter um novo candidato, está distante, o Tribunal Superior Eleitoral tem que primeiro colocar na pauta o julgamento do processo para aí sim, pensar concretamente no assunto.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *