Livro reúne duas pesquisas da trajetória audiovisual maranhense


O Professor Mestre Euclides Moreira Neto lançará mais um livro de sua autoria. Trata-se do livro Reminiscências do Cinema Maranhense com selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) que reúne duas pesquisas realizadas nas décadas de 1970 e 1980 sobre a introdução do cinema em São Luís e o ciclo audiovisual local desenvolvido naquelas décadas pelos cineastas atuantes na nossa região.

O livro Reminiscências do Cinema Maranhense tem lançamento oficial confirmado para esta quarta-feira, 7 de dezembro, às 18 horas, durante a 15° FELIS – Feira do Livro de São Luís, a qual está acontecendo  no período de 5 a 11 de dezembro, no Centro de Convenções  da Universidade Federal do Maranhão, na Cidade Universitária Dom Delgado, localizada na região do Itaqui-Bacanga (Campus 1 da UFMA).

Segundo o autor Moreira Neto, esta nova obra apresenta os conteúdos dos livros “Primórdios do cinema em São Luís” e acrescidos de notas explicativas, um vasto acervo de fotos e de recortes de jornais sobre o movimento cinematográfico veiculado nos jornais locais e um Prefácio primoroso do cineasta Murilo Santos.

Euclides esclarece que esta nova publicação foi pensada após o cineasta, fotografo e Professor Murilo Santos ter lhe alertado sobre a importância de recuperar o conteúdo de ambos os livros, que estavam com edições esgotadas e os mesmos apresentavam vastas informações sobre o desenvolvimento do cinema em São Luís e no Maranhão.

No Prefácio de “Reminiscência do Cinema Maranhense”, o cineasta Murilo Santos afirma que “Em ambos os livros tenho algum tipo de participação, direta ou indiretamente, na produção de fotografias que ilustram o primeiro ou em citações da minha produção cinematográfica nos anos 70 e 80, presentes no segundo. Entretanto, o mais importante é que o tempo foi construindo em mim uma preciosa relação afetiva com esses dois trabalhos”.

Diz ainda Murilo Santos que “Ao atender o convite de Euclides, companheiro de métier como superoitista, e o primeiro pesquisador do cinema maranhense, além de um dos mais produtivos realizadores “superoitistas” dos anos 70 e início de 80 do século passado no Maranhão, percebo que um pedaço da memória do cinema maranhense desse período está presente nas minhas próprias memórias, me provocando a reviver lembranças de uma época de muitos sonhos, esperanças e sabor de pioneirismo em nossas ações como cineastas e cineclubistas”.

O autor Euclides Moreira esclarece ainda que “o produto final das duas publicações que é objeto desta nova edição foi realizada em um momento que não dispúnhamos de recursos tecnológicos que facilitassem aos investigadores a ousar seus procedimentos conteudísticos, por isso ao acessar seus resultados verifica-se que a impressão de ambas foi feitas a partir de texto datilografados, no espaço dois, com corpo 12, incluindo ilustrações fotografias de originais impressos por meio de fotolitos, método já abolido há mais de 30 anos pelos modernos processamentos de impressão gráfica”.

PAUTA:

O que: Lançamento do livro “Reminiscências do Cinema Maranhense”

Quem: Euclides Moreira Neto

Quando e horário: Quarta-feira , dia 7 de dezembro, às 18 horas.

Onde: Na 15ª FELIS – Feira do Livro de São Luís, no Centro de convenções da UFMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *