Saiba quem deve concorrer ao cargo de deputado federal no Maranhão em 2022

A eleição do próximo ano, promete ser uma das mais acirradas na disputa pelo cargo de deputado federal. Muitos políticos entendem que a melhor forma e mais acessível de garantir representatividade nacional é exercendo a função legislativa na Câmara Federal. Diante desse cenário, muitos nomes tradicionais e novos expoentes, já se articulam em busca de votos. O Blog Diego Emir fez um levantamento e traz alguns dos postulantes.

Roseana Sarney – A ex-governadora do Maranhão, que exerceu quatro mandatos como chefe do Palácio dos Leões (95 a 02 e 09 a 14), já deixou bem claro que deseja voltar a política. Após a derrota eleitoral em 2018, ela entende que é necessário refazer o caminho por onde começou, se eleger deputada federal, função esta que foi a primeira desempenhada por Roseana em cargos eletivos entre os anos de 1991 e 1994. A filha de José Sarney irá disputar o cargo pelo MDB e é tratada como grande trunfo, uma vez que nutrem a esperança dela ter uma votação avassaladora e ajudar a eleger outros membros do partido. Roseana também já foi senadora entre 2003 e 2009.

Lobão Filho – O ex-senador está decidido a concorrer ao cargo de deputado federal em 2022. Após ter exercido função no Senado Federal entre 2008 e 2010 e 2011 a 2014, o filho do ex-ministro e senador Edson Lobão, tem muita experiência e conhecimento da vida parlamentar no país. Ele concorreu ao cargo de governador em 2014 e saiu com quase um milhão de votos. No próximo ano seu nome é dado como certo na disputa e muitos partidos já disputam a sua presença na chapa, inclusive o próprio MDB.

Duarte Júnior – Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual deve seguir o mesmo caminho de João Castelo (falecido), Eliziane Gama (Cidadania) e Eduardo Braide (Podemos). Todos os três citados perderam a disputa do Palácio de La Ravardiere e logo em seguida foram eleitos deputados federais. Duarte já tem o histórico de ser o deputado estadual mais bem votado da história em São Luís e agora vai querer repetir o feito na eleição por uma vaga na Câmara Federal. Ele também é tratado como grande trunfo do Republicanos.

Felipe Camarão – O secretário de Educação é dado como nome certo na disputa por uma vaga na Câmara Federal em 2022. Após desempenhar bons trabalhos na Gestão e Previdência e na Cultura do Maranhão, o procurador federal vai fazendo uma revolução na educação maranhense. Bem articulado e com boa influência no governo Flávio Dino, o titular da SEDUC tem as condições necessárias para se eleger federal. O seu destino pode ser o PCdoB, para ajudar o partido alcançar a clausula de barreira em 2022, caso não passe por um processo de fusão com o PSB.

Márcio Honaiser – O gaúcho dos homens mais ricos do Maranhão, o atual secretário de Desenvolvimento Social, já se prepara para a disputa de deputado federal. Em breve deve retornar a Assembleia Legislativa e iniciar seu trabalho rumo a Câmara Federal. Em 2014, ele foi indicado pelo PDT para ser o vice de Flávio Dino, porém foi preterido. Em 2018, disputou a vaga de deputado estadual e terminou entre os mais votados. Para 2022, ele deve ser o nome mais forte dos quadro pedetistas na disputa. Honaiser é proprietário da UniBalsas, Lavronorte Máquinas, a Cromo Construtora e Incorporadora e a Lavronorte Agrícola.

Neto Evangelista – Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual não esconde o seu desejo de concorrer a vaga de deputado federal. Porém, ele terá um pouco mais de trabalho para se viabilizar ao cargo, diante da concorrência e do próprio partido que Juscelino Filho, interessado em renovar o seu mandato. Neto já tem a experiência de três mandatos de deputado estadual e o exercício da função de secretário de Desenvolvimento Social entre 2015 e 2018.

Adriano Sarney – Deputado estadual no segundo mandato, o filho de Sarney Filho, quer seguir o mesmo caminho do pai e ocupar uma função na Câmara Federal. Porém, a candidatura da tia – Roseana Sarney – pode atrapalhá-lo. Atualmente no PV, ele pode migrar para o PSD e somar-se a Edilázio Júnior para tentar alcançar a vitória em 2022.

Fábio Macedo – O deputado estadual já anunciou que em 2022 pretende ser deputado federal. Ele é um dos nomes com boas chances de viabilizar seu nome. Atualmente no Republicanos, ele deve concorrer junto com Duarte Júnior e Cléber Verde, e a depender do desempenho eleitoral do partido, pode eleger os três para a Câmara Federal.

Edivaldo Holanda Júnior – O ex-prefeito de São Luís deve voltar ao cargo de parlamentar em 2022, assim como foi eleito em 2014. Apesar das notícias que apontam ele como candidato a governador ou a vice-governador, Holandinha não deve ter espaço em chapas majoritárias e seu destino mais provável é concorrer ao cargo de federal, resta saber se no PDT ou em outra legenda.

Amanda Gentil – Filha do prefeito de Caxias, Amanda, já é considerada como uma das fortes candidatas para a disputa de 2022. A engenheira civil deve estrear na política concorrendo ao cargo de deputada federal. Terá o apoio do pai e provavelmente de Josimar de Maranhãozinho que deseja ampliar sua bancada na Câmara Federal.

Roberto Rocha Júnior – O ex-vereador de São Luís já anunciou que irá disputar o cargo em 2022. Ele é a esperança do senador Roberto Rocha manter sua influência na política nacional, uma vez que dificilmente consegue a reeleição para senador e caso dispute o governo, terá uma missão árdua.

Fernando Braide – Irmão do prefeito Eduardo Braide, Fernando ambiciona concorrer ao cargo de deputado federal. Apesar de que vem sendo desaconselhado a entrar na disputa por aliados do gestor de São Luís. O empresário já chegou a colocar seu nome para disputar o cargo de vereador na capital maranhense, mas acabou desistindo.

Além dos citados vários outros nomes vislumbram um mandato de deputado federal. Os secretários Jefferson Portela, Clayton Noleto e Simplício Araújo, também são potenciais candidatos, mas também pode optar por outro caminho. Da Assembleia Legislativa, ainda pode vir Detinha e Professor Marco Aurélio.

Quem deve engrossar essa lista são o ex-vereador de São Luís, Sá Marques; o ex-deputado federal Waldir Maranhão; o ex-candidato a prefeito de São Luís, Silvio Antônio; o ex-candidato a prefeito de Imperatriz, Daniel Fiim e muitos outros.

Lembrando que em 2022, praticamente todos os 18 vão tentar a reeleição ao cargo de deputado federal: André Fufuca, Aluísio Mendes, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Edilázio, Gastão Vieira, Gil Cutrim, Hildo Rocha, João Marcelo, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes e Zé Carlos.

Apenas três já anunciaram ou pretendem concorrer a outro cargo: Rubens Júnior afirmou que não deseja mais ser deputado federal; Josimar de Maranhãozinho confidencia ao mais próximos que vai voltar a ser deputado estadual e Márcio Jerry tenta se viabilizar candidato a vice-governador, caso não seja possível vai para a reeleição.

42 thoughts on “Saiba quem deve concorrer ao cargo de deputado federal no Maranhão em 2022

  1. O Adriano Sarney é um bom nome. Tem feito um bom trabalho na Assembleia Legislativa com projetos de grande alcance social. Inteligente, preparado e sensível vai fazer a diferença na Câmara Federal. Voto nele!

  2. De longe, o candidato que tem meu voto aí é o Adriano. Um deputado inteligente, com nível de parlamentar federal. A Alema, hoje, não é para o nível dele e de deputados como o Yglésio, que deve disputar a reeleição.

  3. Inacreditável, q Josimar de Maranhãozinho ainda conste como possível candidato a qualquer cargo na política maranhense. Será a própria desmoralização do sistema eleitoral brasileiro. Sua esposa, a dep Detinha, já exerce um mandato ilegalmente, pois, tal qual o ex-presidente Lula, tem condenação em 2a instância.

  4. Eu voto Adriano Sarney com certeza! É um cara jovem e que aposta na juventude como o presente da nossa sociedade. Chega de dizerem que jovem é o futuro, chega de enrolação, o jovem é o presente!!!

  5. Com certeza meu voto vai no Adriano Sarney. Os tempos mais difíceis em que a humanidade já passou foi a pandemia, e nessa pandemia eu vi que o Adriano Sarney se destacou. Fez um ótimo trabalho e por isso voto nele.

  6. Pela força q demonstrou na campanha pra prefeitura de São Luís e pelo trabalho na Assembleia, acho q Duarte é o q vem como melhor nome pra Deputado Federal

  7. Jerry não se reelege deputado federal, pode pleitear uma vaga de Vice na chapa do Psol …. Brandão é o candidato, a turma agora se deu conta de quem vai dar as cartas…

  8. Duarte Jr é o nome que eu vou votar! Já mostrou competência em todos os lugares que passou e agora vai fazer a diferença na Câmara dos Deputados!

  9. Coronel Medeiros é um excelente nome. Homem de direita, vereador de Balsas, prestou por 29 anos um grande serviço a população maranhense, principalmente em São Luís, Imperatriz, Timon e Balsas. Tem como meta mudar leis que defendem bandidos e deixam o cidadão refém da criminalidade. A violência a cada dia cresce porque quem lá está nada faz pra mudar.

  10. Sinceramente: Votar deveria ser algo sério e hoje, infelizmente virou palhaçada. Porque, votar em figuras carimbadas que não fazem nada por nosso estado ….? Deputado federal , é representação de nosso Estado E, de nossa cidade em Brasília. Hoje , quem pode voltar para resgatar toda à nossa história política, cultural e nos representar é : ROSEANA SARNEY. o Maranhense com ela vai agradecer, a Volta da Festa da Juçara, Boi de Maracanã, Maioba, Reviver , etc , etc.. Fora todos os projetos na Educação parados , como também os projetos Sociais. Temos uma Representação Muito medíocre em Brasília que não serve para nada .(.Uma verdadeira VERGONHA NACIONAL ) de Deputados e Senadore . Para nós Ludovicences alunos do antigo LICEU Maranhense, Escola Técnica Federal, Atheneu Teixeira Mendes , Gonçalves Dias , Marista etc , etc Orgulho da nossa educação, que nos fez sem internet os melhores do Brasil durante muitos anos. É motivo de honra resgatar nossas histórias E, nossas origens Seja muito bem vinda Guerreira. *by @ntonio@brantes. Ex Aluno do Liceu Maranhense.

  11. O Maranhão precisa conhecer a força, solidariedade, coragem e a capacidade de realizar do candidato Edison Lobão Filho e que logrou cerca de um milhão de votos como candidato a governador (concorreu com Flávio Dino) e provou numa eleição conturbada e pouco tempo de campanha, ter sua mensagem traduzida nas urnas por quase 1/3 dos eleitores maranhenses. Com toda data venia e respeito aos demais postulantes ao mandato que se seguirá a partir de 2023, eu em nome dos meus pares, estamos fechados com esse jovem experiente e já amadurecido politicamente. É isso que o povo quer e espera. É isso que precisa acontecer. Renovação. Com Edinho Lobão, vamos todos PRA FRENTE MARANHÃO!

  12. Nome forte para ser eleita a deputada federal e a Vereadora Rosana da saúde que foi a 4 mas bem votada e eleita de São Luís 6984 votos e e bastante atuante na área da Saúde e tem feito um belo trabalho no legislativo como a Lei municipal que foi sancionada que torna as igrejas e templo religioso, como serviço essencial em São Luís Rosana da Saúde essa som eu voto e acredito para deputada federal.

  13. Tô fechado com minha deputada Federal Rosana da Saúde que vem fazendo um grande trabalho na nossa capital ajudando muitas famílias é uma mulher guerreira e honesta e tá capacitada para melhorar nosso Maranhão que é um povo tão sofrido ! Rosana da Saúde tá com povo 👏👏👏👏

  14. Meu voto para federal e para a vereadora Rosana da saúde de São Luís pois tem de destacado no legislativo dando moral de exemplo como político de verdade deve trabalhar pelo povo pois ela sim.se preocupa com a saúde do povo @Rosanadasaude_
    Rosana da Saude

  15. Temos que renovar chega das mesmas caras ,vote em pessoas competentes e que querem o bem do estado .
    Muitas cidades do interior , vota em paraquedista e aparece só uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *