Morre o irmão do Papa emérito Bento XVI

Georg Ratzinger, irmão do Papa Emérito Bento XVI, com quem tinha uma relação próxima, morreu aos 96 anos na cidade de Regensburg, na Alemanha, nesta quarta-feira (1).

Em junho, Bento, de 93 anos, esteve durante cinco dias na Alemanha para visitar seu irmão, que também era um padre. Foi a primeira vez que ele saiu da Itália desde 2013, quando se tornou o primeiro papa a renunciar em seis séculos.

Georg Ratzinger liderou uma das escolas católicas mais famosas da Alemanha, a Regensburger Domspatzen, ou Pardais da Catedral de Regensburg, de 1964 a 1994.

Um relatório independente revelou que mais de 500 pupilos foram submetidos a abusos físicos ou sexuais entre 1945 e 2015. Georg admitiu ter estapeado pupilos no rosto, mas disse não ter percebido que a disciplina da escola era tão brutal.

Bento XVI sofre de uma doença em seu sistema nervoso que o obriga a usar uma cadeira de rodas com frequência. Anos antes de morrer, Georg havia dado entrevistas em que contou que seu irmão está mentalmente saudável, mas que se cansa facilmente.

Desde que renunciou, Bento XVI, um conservador cujo papado foi marcado por problemas de administração e escândalos financeiros, mora em um antigo convento nos jardins do Vaticano.

Ele só faz aparições públicas raramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *