Fabio Macedo destaca visita ao Campo Morada Nova em Bacabal

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabio Macedo, destacou a visita da técnica da Comissão de Assuntos Econômicos ao Campo Morada Nova localizado no Povoado Mata de Ana em Bacabal, de onde será extraído o gás natural que será utilizado como combustível veícular e uso industrial. A visita foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Edvan Brandão, A vice-prefeita e os vereadores da cidade.
Fabio chamou atenção para o volume de investimentos que será realizado pela Empresa Eneva no valor de 100 milhões de reais para a implantação de um Cluster de Produção para a extração de 50 mil metros cúbicos diários. O parlamentar ainda ressaltou a importância da disponibilização do Gás para a economia do Estado.
“Acompanhado de uma grande comitiva, visitamos o poço de onde será extraído o gás natural na cidade de Bacabal, através de um Termo estabelecido entre o Governo do Estado e a Empresa Eneva. Foi uma visita muito produtiva e feliz, já que é o começo da realização deste sonho que é fazer com que nossa população possa usufruir de uma riqueza nossa e possa se beneficiar com isso e também resultado de muito trabalho e luta deste deputado que vos fala e de todo legislativo maranhense. Além disso, o Gás Natural que será utilizado como combustível e também pelas indústrias locais vai gerar econômica e trazer novos investimentos para o nosso Estado”, disse Fábio.
A visita técnica foi realizada pelos deputados Wendell Lages, Zito Rolim, Ciro Ariston Ribeiro e Roberto Costa que organizou a recepção da comitiva na cidade.
Mudança na legislação
Para a realização do Termo estabelecido entre o Governo do Estado e a Eneva para disponibilização do Gás é necessário que seja realizada uma mudança na legislação atual, que permite apenas a comercialização de 500 mil m³, sendo inacessível para grande parte da população e das indústrias estabelecidas no Estado.
Termo de Compromisso Governo do Maranhão e Eneva.
“A equipe do Governador Flávio Dino já está preparando um projeto de lei para que nós, aqui desta Casa, possamos readequá-lo para a comercialização do gás aqui no nosso estado. Porque da maneira que está hoje, só pode ser comercializado 500 mil m³. Tenho certeza que está Casa vai aprovar esse projeto que é tão importante para que a empresa Eneva possa começar a construção operacional para que possa que  o maranhense possa enfim utilizar este tipo de combustível”, disse Macedo.
O projeto de lei, que será encaminhado pelo Governo do Estado para Assembleia Legislativa, prevê a redução de 500 mil/m3 por dia para 300 mil/m3 como limite mínimo de demanda para o uso do gás por pontos de entrega do mesmo grupo econômico. Já o gás disponibilizado para uso veicular, o limite mínimo será de 10 mil/m3 por dia, totalizando 30 mil/m3 por mês para ser enquadrado como consumidor livre, autoprodutor e auto importador.
Apartes
Durante seu pronunciamento, Macedo recebeu o apoio e muitos elogios dos colegas que se manifestaram por meio de apartes.
Roberto Costa, agradeceu em nome da população de Bacabal a vista da Comissão e o empenho de Fábio nessa luta. “Eu acho que a presença da Comissão foi fundamental, juntamente na sua liderança deputado Fábio, porque essa é uma luta que nós estamos travando nessa Assembleia e que V. Ex.ª como Presidente da Comissão  vem a alguns anos lutando para que a Eneva  pudesse ter a consciência da importância que tem do GNV ser aplicado hoje no Maranhão para atender a nossa população, porque o gás natural ele é importante para a economia do estado, mas o GNV é fundamental porque vai atender a população individualmente como um combustível mais barato, e é isso que nós esperamos”, disse Roberto.
O deputado Wendell Lages chamou atenção para o trabalho que vem sendo realizado por Macedo nós últimos anos. “Deputado, eu queria parabenizá-lo, por V.Ex.ª ter liderado esse tempo todo essa luta pelo GNV. A Assembleia Legislativa, a Comissão de Assuntos Econômicos, da qual nós fazemos parte, e a população de Bacabal e do Maranhão só têm a agradecer por mais essa conquista, mais esse passo dado, essa vitória de poder lutar para que o nosso estado possa produzir o GNV. Eu venho acompanhando o seu trabalho e o trabalho da Comissão, desde o semestre passado, e vários diálogos e atividades já foram realizados, várias visitas e audiências públicas na tentativa de escutar a opinião também da sociedade civil e de entidades. A nossa visita, na última quinta-feira, na cidade de Bacabal, comprovou o quanto é possível que esse sonho seja realizado”, afirmou.
Também fez coro o deputado Carlinhos Florêncio, “Eu queria parabenizar a Assembleia Legislativa e a Comissão de Assuntos Econômicos que esteve presente em Bacabal agora, mas principalmente pela luta que V. Ex.ª teve com a comissão para tornar viável a exploração daquele poço lá na nossa região. A gente fica muito satisfeito, porque sabe da importância que é esse gás no sentido de dinamizar a economia de uma região e, principalmente, uma região que já é tão habitada e tão carente, com muitas necessidades principalmente no que tange a geração de emprego e renda”.
Já Hélio Soares elogiou a iniciativa e destacou que ações como essas contribuem para o resgate da dignidade política, não só no Maranhão mas como em todo Brasil. “Ações como essas dignificam a Casa. É uma demonstração aos nossos eleitores, ao povo do Maranhão e mais precisamente à região do Mearim que nós estamos aqui representando-lhes com dignidade, responsabilidade e o sentimento de desenvolvimento. Quero aqui neste momento adicionar aqui a sua perseverança, persistência de ir à frente com um projeto desse, apesar de seus pares darem apoio, estão dando apoio a V.Exa. para que esse ato fique marcado, mas não só na história da sua vida política, mas na história desta Casa, que é a caixa de ressonância da população”.
Zito Rolim parabenizou Fábio por buscar melhorias para população mesmo em um cenário difícil. “Deputado Fábio, quero agradecer a V. Ex.ª pela sua determinação, pelo seu empenho, pela coragem, pois sabemos as dificuldades que enfrentamos hoje quando se trata de buscar melhoria para o povo”, afimou o parlamentar.
Ciro Neto chamou atenção para a luta do parlamento nesta causa.  “É uma luta da nossa Casa e em especial de V. Ex.ª deputado Fabio e está de parabéns o povo do Maranhão por ter Deputados que se comprometem. E o resultado está sendo colhido e em breve nós teremos esse benefício do gás natural e do gás industrial ajudando a baratear o custo no transporte e o custo dos insumos no nosso Estado”, disse Ciro.
O deputado César Pires destacou a força de vontade de Macedo em abraçar essa causa e agora trazer mais esse benefício para população.  “Deputado, que Deus acompanhe seus trabalhos. Quero lhe parabenizar individualmente por capitanear, mas  também pelo conjunto da obra que tem sido importante. Eu acompanhei a sua luta,  do momento das dificuldades, das limitações impostas, as dificuldades de superação lá com a própria ENEVA, mas V. Ex.ª venceu. Mas venceu na verdade foi a Assembleia Legislativa pelas tuas mãos, pelo teu desejo de fazer isso”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *