Ricardo Diniz propõe Frente Parlamentar em defesa dos Hipertensos e Diabéticos

O vereador Ricardo Diniz (PRTB), através do projeto de resolução nº 011/19, dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Luís, da Frente Parlamentar em Defesa da Prevenção e Combate a Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial (HAS).

A associação entre a Hipertensão arterial e a Diabetes resulta no grande aumento do risco de doenças cardiovasculares. Em pacientes com diabetes tipo 1, nota-se uma relação entre a Hipertensão e o desenvolvimento da Nefropatia Diabética, enquanto na diabetes tipo 2, a HAS compõe a síndrome metabólica. Ambas fazem parte de uma classe de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Desde 1923, países desenvolvidos da América do Norte e da Europa investigam as DCNT. Atualmente, tais enfermidades deixaram de ocorrer nessas regiões.

Por outro lado, ainda constituem uma grave preocupação para populações residentes em regiões subdesenvolvidas. “A Diabetes Mellitus e a hipertensão arterial sistêmica representam, de forma mútua, uma das principais causas de óbitos em todo o país, gerando inúmeras hospitalizações no SUS. No Brasil, há fatores que agravam e dificultam a implantação de programas de prevenção e combate às DCNT, como a desigualdade social, somada à dimensão continental do país”, afirmou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *