Bacharel em direito pede que OAB se posicione sobre a retificação do gabarito do Exame da Ordem

O bacharel em Direito, Leonardo Francisco da Silva Jr, enviou a direção nacional da OAB, uma mensagem solicitando um posicionamento da instituição quanto a retificação do gabarito do XXVII Exame de Ordem realizado no último dia 18 de novembro.

De acordo com Leonardo Júnior, grupos do Brasil inteiro estão unidos buscando justiça; assim como milhares de estudantes maranhenses foram prejudicados. Até o momento ocorre a ausência de manifestação da OAB Nacional e do Maranhão. Os professores de ética do Brasil inteiro pedem anulação (Prof. Paulo Machado – CERS; Prof. Álvaro; Damásio; LFG;).

Diante desse caos, vários estudantes e bachareis em direito estão frustrados, fora o prejuízos após grande investimento emocional e financeiro. A questão discutida é polêmica e um não posicionamento da OAB nacional cria mais revolta diante do alto valor da inscrição da prova que é pago.

Confira na íntegra o texto:

Venho por meio deste solicitar posicionamento da OAB no que tange a retificação de gabarito do XXVII Exame de Ordem realizado no último dia 18/11/2018.

Trata-se da questão de nº 3 (caderno verde, por exemplo) da disciplina de Ética.

O gabarito preliminar da FGV divulgado ainda no domingo como de praxe trouxe a alternativa B (caderno verde, por exemplo) como correta. Contudo, após comunicado oficial e injustificado pela banca, a mesma retificou o gabarito, passando a ter como assertiva correta a alternativa A.

Em outras palavras, sem nenhum ato de fundamentação a banca alterou o gabarito gerando prejuízo para inúmeros candidatos, pois assim como eu, de acordo com o gabarito preliminar estava aprovado com a pontuação mínima de quarenta pontos, até então habilitado para a segunda fase do exame.

A questão em si não apresenta clareza e a alternativa “mais correta” (até por solicitar que o candidato responda de acordo com o EAOAB) seria a alternativa B.

Peço que a OAB em sintonia que sua postura idônea e justa apresente manifestação acerca da arbitrariedade da Fundação Getúlio Vargas na retificação da questão. Solicito ainda que seja cobrado da FGV bom senso e justiça em relação ao problema já apresentado.

Certo do compromisso e seriedade da OAB, 

Grato. 

Leonardo Francisco da Silva Jr

5 thoughts on “Bacharel em direito pede que OAB se posicione sobre a retificação do gabarito do Exame da Ordem

  1. Um absurdo essa retificação do gabarito da OAB. Também como milhares de candidatos passei da condição de aprovado para reprovado com essa atividade descabida da retificação e sem nenhuma fundamentação para a referida alteração, já que a resposta da questão está totalmente de acordo com o artigo 1 parágrafo 1 do EAOB.

  2. A própria FGV se atrapalhou. Nem é erro material, pois a falha consiste na própria elaboração do enunciado da questão. Deve ser anulada com certeza. A afirmativa B não é falsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *