Zé Inácio é cotado para ser candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino em 2018

Na última segunda-feira (19), o jornal O Imparcial trouxe uma reportagem que especulou sobre os prováveis nomes que podem concorrer ao cargo de vice-governador na chapa de Flávio Dino (PCdoB), em 2018. A lista traz nomes improváveis, mas quem ganhou destaque foi o deputado estadual Zé Inácio (PT), partido que deve apresentar um nome para disputa majoritária em 2018.

Além de Zé Inácio foram postos os nomes do presidente do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão (PSDB); do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB); do secretário de Agricultura, Márcio Honaiser (PDT); do deputado federal Waldir Marannhão (PP) e do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB). Quem cobre política e acompanha o cenário local, sabe que com exceção do atual vice-governador e este com ponderações, todos os outros tem mínimas chances de ser elevados ao cargo.

Bira do Pindaré está filiado ao PSB que possivelmente deve ter candidato próprio – o senador Roberto Rocha – e mesmo falando em migrar para o PDT ou PCdoB, qualquer uma das opções, inviabiliza a possível candidatura pelo fato do PDT ter Weverton como postulante ao cargo de senador e o PCdoB, tornaria a chapa puro sangue, algo inviável na política atual. O deputado estadual deve ir provavelmente para disputa de deputado federal, mas ele ambiciona mesmo é o Senado.

Márcio Honaiser e Clayton Noleto vivem situação semelhante são de partidos já encaixados na chapa majoritária. O primeiro será candidato a deputado estadual e o segundo é pré-candidato a deputado federal. Por fim, Waldir Maranhão que já tá decidido ser senador e mesmo que não encaixe no projeto, dificilmente Flávio Dino aceitaria tê-lo como vice-governador.

Com toda essa avaliação restam Zé Inácio e Carlos Brandão que podem fazer a polarização entre PT e PSDB para receber a indicação. O petista leva vantagem, afinal o projeto do governador comunista é nacional e hoje existe um grande estreitamento entre PCdoB e PT. Por outro lado existe uma pressão muito forte para que os tucanos abandonem o governo Flávio Dino, o que inviabiliza a reedição da chapa Dino-Brandão.

Portanto Zé Inácio surge como o nome mais forte em uma primeira lista formulada por aqueles que estão próximos do Palácio dos Leões…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *