O compromisso e a capacidade de gestão do prefeito Chico Gomes

26/01/2012. Crédito: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís - MA. Sec. Chico Gomes Balanço SEDES

26/01/2012. Crédito: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís - MA. Sec. Chico Gomes Balanço SEDES

Ao optar por entrar na política um homem deve refletir bem antes de tomar essa decisão. Isto por conta da exposição e do fim da vida privada que o sujeito deixa de ter. Mas muito mais que isso, o personagem político muita das vezes pode virar alvo de achaques e chantagens.

O prefeito de Viana, Francisco Gomes – o Chico Gomes é um dos nomes da política maranhense que cabe neste exemplo. Considerado um homem sério e trabalhador, o chefe do executivo municipal de uma das principais cidades da Baixada Maranhense vem sendo alvo de uma perseguição política covarde e de baixo nível.

Nenhum outro gestor fez tanto por Viana como Chico Gomes e isso dado um espaço de tempo de apenas três anos. Mesmo com as dificuldades que o país atravessa por conta da crise política e econômica que desencadeou um corte nos repasses federais. O prefeito se manteve atuante e conduziu a prefeitura de forma responsável.

Grandes obras sociais foram desenvolvidas em Viana: A construção do hospital no povoado São Felipe, 47 unidades habitacionais no povoado Cacoal, implantação do Restaurante Popular, construção da estrada de Estrela a Santa Bárbara, implantação do sistema de água do bairro Mutirão, construção de mil casas no bairro Vila Zizi, doação do terreno para a construção da Delegacia de Viana e doação do terreno para a construção do CRAES e CREAS no bairro Campo Novo, pavimentação da Avenida Principal do bairro Campo Novo, construção da escola do povoado Telhas, apoio e parceria na construção do IFMA, reformas e ampliações das UBS de Vila Zizi e Santeiro, implantação de uma caixa d´agua na feira da Barra do Sol, reforma do Mercado do Peixe, construção da praça de alimentação, implantação do projeto Bombeiro mirim, sistema de água do bairro Piçarreira, escolas reformadas, ampliadas e climatizadas, implantação da unidade do Viva Cidadão, apoio ao GAI – Grupo de Atenção ao Idoso, mais de 26 ruas asfaltadas com meio fio e sarjeta, implantação do sistema água para todos com distribuição de cisternas para moradores da zona dos campos, distribuição de kits para apicultores incentivando a produção do mel, incentivo ao São João, construção da escola do povoado São José dos Bragas e construção da Casa de Farinha no povoado Nova Vila de São Pedro.

Este é apenas um breve resumo do que já fez Chico Gomes. Um homem que enfrentou a Ditadura Militar e acabou pagando por sua coragem, acabou sendo perseguido e caçado literalmente. Porém mais uma vez em 2012, ele tomou uma atitude de enfrentamento e foi para uma disputa eleitoral, venceu e agora consegue devolver à população de Viana a autoestima perdida após administrações desastrosas que passaram pelo município.

Chico Gomes tem o perfil técnico e não tem o hábito de praticar a velha política que é a troca de benesses pessoais pelo voto ou apoio político, isso acaba irritando parte da população e de alguns atores do jogo eleitoral, por isso passa a ser atacado e julgado de forma equivocada.

Viana ganhou uma nova chance com um gestor público responsável e Chico Gomes deve seguir de cabeça erguida para continuar promovendo as melhorias que a população vianense necessita.

No final será possível perceber que o prefeito Chico Gomes vai entregar um município organizado administrativamente e equilibrado financeiramente. Sorte daquele que herdar a máquina pública de Viana.

8 thoughts on “O compromisso e a capacidade de gestão do prefeito Chico Gomes

  1. Rapaz, você com certeza não conhece a cidade, sua história e a administração do Sr Chico Gomes, pois a cidade está completamente destruída, ele é um péssimo gestor. Não faço parte de nenhum grupo nem partido político, sou só um cidadão consciente. Desculpe, mas ou você é da família ou essa matéria foi patrocinada.

  2. Caro Diego,
    O seu post retrata verdadeiramente a nova realidade de Viana. O atual gestor é sem duvidas um homem probo, honesto e trabalhador que tem feito um trabalho brilhante no municipio. tudo isso que vc citou é real, coisa até então inedita na minha cidade. Ele deixará um legado historico e inesquecivel ao povo Vianense, uma pena que ele não se sujeite a jogar o jogo sujo da politica implantado pelo Prefeito Valber Duailibe e seguido posteriormente pelos ex Djalma Campos, Messias e Rilva Luis.. a politica do assistencialismo e toma lá da cá..Toda a oposição a ele no municipio é feita por pessoas incompetentes, covardes e envolvidas em todo tipo de crime, que vai da agiotagem a improbidade administrativa.
    Viana em tão pouco tempo foi tirado da inadimplencia de mais de 20 anos, o que impossibilitava o municipio de celebrar qualquer convênio Federal e eesa herança MALDITA foi deixada justamente pelos que hoje fazem oposição a ele.
    ESSAS SÃO AS VERDADES DOS FATOS.

    1. Bom dia, Senhor!
      Creio que deva está enganado, o Dr. Messias Costa erradicou o paternalismo e assistencialismo da política de Viana; se moras aqui, deve lembrar das piadas que era criadas por náo atender e nem distribuir beneses; agora, se o amigo disser que muitos foram aqueles que se locupletaram com o dinheiro público na sua gestão, ai sim, comcordo. Por puro excesso de confiança nas pessoas que ele acreditava serem honestas.

    2. Esse Governo se chama INCOMPETENCIA, vc deveria era pagar os funcionarios que estao ha 4 meses sem receber seus salarios, deveria pagar os carros alugados que estao ha 6 meses sem receber, todos tem familia e precisam dos seus salarios, mas nao eles so paga quem quer, principalmente os puxa sacos, e aqueles que moram em outros municipios e so recebem sem trabalhar. Chico Gomes e incompetente nao sabe administrar.

  3. Chico Gomes ao meus olhos vem fazendo uma boa gestão, afinal, em 3 anos fez o que o ex prefeito nunca fez. Muito ainda tem que melhorar, mas na crise em que se encontra nosso país, com as verbas reduzidas, ainda assim, ele vem conseguindo muitos recursos para nossa cidade que esteve abandonada por longos 8 anos, e que não serão 3 nem 4 anos que irão resolver esses 8 anos de abandono.

    1. Boa tarde! a todos.
      Vale lembrar que o atual prefeito quando era Deputado Estadual apoiou durante anos o ex-prefeito Rilva Luís, só o abandonou pelo fato de este não quis lhe dar apoio para sua candidatura a prefeito, ´portanto farinha do mesmo saco.

  4. Boa noite, Nobre Jornalista.
    Já ficou no passado a tese de que o bom gestor era aquele que construía escolas, hospitais e outros; e assim dizia que estava fazendo educação, cuidando da saúde da população; mas na realidade isto não se traduzia em satisfação popular, pois faltavam profissionais com qualificação e qualidade nos serviços.
    Você enumera uma série de obras deste governo que perdeu a credibilidade e falta com respeito para com a população do município.
    Creio que você nunca esteve em Viana, uma cidade esburacada, com praças dissolvendo o piso, como se fosse sonrrizal, acervo arquitetônico desmoronando, crimes ambientais ocorrendo com a complacência da Secretaria do Meio Ambiente, como exemplo a escavação da várzea do lago para aterrar terreno de assessor do município; ressaltando que Viana está encravada dentro de uma APA; carência de profissionais da saúde; levando profissionais a dobrar plantões de 48 e 72 horas ininterruptas, contrariando legislações e colocando vidas de pacientes e dos profissionais em risco; problemas de abastecimento de água, principalmente no bairro da Matriz; onde moro a mais de quinze anos enfrentando esse problema; contratação de pessoal, concurso público suspenso pela justiça a mais de um ano, e disto se aproveitando para contratar pessoal com indicação de vereadores, uma forma de controlar a câmara municipal; enfim, venha a Viana, ou procure conversar com o outro lado da moeda, antes de querer atingir com expressões chulas aqueles que, assim como o seu “Senhor”, também desejam uma Viana com um povo de auto estima elevada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *