Ministério da Saúde ainda não pagou repasse de junho para o Hospital Universitário da UFMA

No último dia 24 de dezembro o Ministério da Saúde anunciou que estava disponibilizando R$ 5,9 milhões para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) de São Luís, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. O valor ainda era referente a uma parcela do mês de junho.

No entanto até o presente momento (5 de janeiro), o Ministério da Saúde ainda não processou o pagamento e deixa o HUUFMA em uma situação extremamente delicada. Por conta da organização administrativa e planejamento financeiro, a unidade hospitalar federal ainda consegue manter a qualidade em seus atendimentos, mas o momento é de muita dificuldade.

Portaria nº 2.144, que autorizava o pagamento do recurso, foi publicada no Diário Oficial da União. O repasse seria utilizado para realizar reformas e adquirir materiais médico-hospitalares, entre outras ações, conforme a necessidade e o planejamento da instituição. O valor repassado é definido de acordo com indicadores e metas de desempenho do HUUFMA.

Diferente do Maranhão, o estado do Rio de Janeiro acabou sendo contemplado com uma repasse de R$45 milhões pelo Ministério da Saúde, após a decretação do estado de emergência no setor. O governador Luiz Pezão que não soube se organizar e planejar a rede estadual de saúde para enfrentar a crise acabou recebendo uma substancial ajuda do governo federal.

Enquanto isso, os maranhenses vão sendo penalizados com o não repasses de recursos para o principal hospital público do Maranhão: o Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *