Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Roberto Rocha apresenta propostas para São Luís em debate na Câmara Municipal

24 de setembro de 2014 : 09:17
A Câmara Municipal de São Luís recebeu para um debate, nesta segunda-feira, 22, os candidatos do maranhão ao senado da república. O vereador Professor Lisboa (PCdoB), autor da proposição que aprovou a sabatina, abriu a fala na tribuna ressaltando a importância daquele momento para que as propostas dos candidatos pudessem ser conhecidas pelo parlamento municipal e pela população. Criticou a ausência dos candidatos Gastão Vieira (PMDB) e Evan de Andrade (PCB), referindo-se
principalmente ao candidato peemedebista como “sem compromisso verdadeiro com São Luís”. Lisboa cobrou dos atuais senadores que lutem pelo interesse de São Luís.
“Lamento profundamente a ausência. Queríamos um debate macro e São Luís não pode ser preterida. A figura do senador ainda é vista como algo distante. As ausências empobrecem o debate”, criticou o parlamentar. Aplaudido de pé pelos vereadores, Roberto Rocha (PSB) explanou por 17 minutos na tribuna, explicando a necessidade da oposição eleger um senador no próximo dia 5. Criticou o atual modelo de segurança pública no estado, condenando também a perseguição da governadora Roseana Sarney (PMDB) à São Luís.
Ao responder os questionamentos dos concorrentes, Roberto Rocha criticou a postura de Gastão Vieira, enquanto Ministro do Turismo, por não ter trazido investimentos á capital maranhense: “Alguém sabe dizer qual foi o recurso liberado por Gastão, para São Luís, que esteja em execução?”
questionou.
Roberto Rocha explanou suas propostas para São Luís e para o Maranhão. Arguído sobre projetos para acabar com a falta d’água em São Luís, o candidato explicou que somente a troca de canos da Italuís, serviço que a Caema já está fazendo há pelo menos cinco anos, não vai resolver os
problemas da cidade. “É necessária a duplicação da rede”, disse Rocha, que afirmou que a atual gestão do governo do estado é nociva. “A Caema administra 137 municípios do Maranhão. Para resolver o problema de água no interior, a Caema precisa de cerca de 180 milhões de reais. Um valor muito maior estava sendo dividido por esse grupo que está no governo do estado, no exterior em negociatas e esquemas de lavagens de dinheiro relacionados ao escândalo da Petrobrás”, declarou.
Ao se referir a projetos de infraestrutura para a cidade, segundo Roberto Rocha, a implantação do VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos), será incluída. Outro projeto será a duplicação da Avenida dos Portugueses, com ciclovia, no trecho que vai até o Porto do Itaqui. Na entrada da cidade, a rotatória do aeroporto ganhará um viaduto em forma de “S”, que de acordo com o candidato “é uma obra importante para desafogar o trânsito naquele trecho. Há recursos federais para isso”.
A segurança pública também foi incluída nas projeções do candidato do PSB para o senado. “Estamos sitiados, disse Roberto Rocha, Somos quase sete milhões de ludovicenses e temos somente sete mil policiais. Um policial para cada mil pessoas. O sistema prisional é tratado com irresponsabilidade. A minha proposta é que em cada município de 100 mil habitantes seja construída uma penitenciária regional para atender a pequenos delitos. Isso poderá ser feito com o Orçamento Geral da União”, explicou.
No esporte Roberto Rocha apresentou como proposta a construção de praças esportivas e parques. “Ao mesmo tempo que a cidade fica mais bonita, incentiva os meninos a praticarem esporte, que é a maior terapia de combate á criminalidade entre jovens”.
Roberto Rocha finalizou suas propostas afirmando que estabeleceu seu principal compromisso com São Luís: construir um shopping popular, a exemplo do que já existe em Teresina. “resolveremos o problema de um local para o comércio informal que sairá das ruas e terá uma estrutura
com espaço, conforto e adequação tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Haverá um elevador panorâmico e praças de alimentação. E mais: o VLT fará linha para o shopping popular, que passará a ser um centro de atração a turistas na cidade. É uma forma de aquecimento da economia da nossa São Luís”
, justificou.

Um comentário em “Roberto Rocha apresenta propostas para São Luís em debate na Câmara Municipal”

  1. Anonymous

    6 anos atrás  

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>