Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Roberto Júnior apresentou proposta para que o Detran disponibilize interpretes de libras para testes

14 de julho de 2014 : 17:53

Com o objetivo de garantir aos surdos maior acessibilidade, o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) apresentou nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal, indicação encaminhado ao Governo do Estado, solicitando que o Detran disponibilize intérpretes de libras, para que as pessoas surdas possam tirar carteira de habilitação. Na indicação, o parlamentar argumenta a necessidade de os órgãos públicos darem um atendimento diferenciado às pessoas surdas.

“A Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil. Só em São Luís, são quase 30 mil pessoas surdas e que dependem dessa língua para se comunicar. Portanto, estamos lutando para garantir o cumprimento da Lei 10.436/2002, que diz que todos os órgãos da administração pública devem ter um intérprete habilitado no idioma gestual”, afirmou.

Roberto Rocha Júnior disse ainda que no Maranhão muitos surdos não conseguem tirar a carteira de habilitação, porque no Detran, não existe um tratamento específico para atender essas pessoas. “Os surdos enfrentam muitas dificuldades pela falta de funcionários capacitados para atendê-los. Por falta de intérpretes no Detran, muitos até desistem de tirar a habilitação. Não podemos mais aceitar isso, pois é uma total falta de respeito do órgão público com as necessidades dos surdos”, disse.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>