Cléber Verde garante na Justiça Eleitoral o direito se desfiliar do Republicanos e deve ingressar no MDB

A bancada do MDB na Câmara Federal deve aumentar. O deputado maranhense Cléber Verde conseguiu na Justiça Eleitoral no último dia 26 de abril, a autorização para deixar os quadros do Republicanos sem o risco de incorrer em infidelidade partidária e perder o mandato. Dessa forma, fica muito próximo o anúncio dos emedebistas da filiação do decano da bancada do Maranhão no Congresso Nacional.

Cléber Verde está na Câmara Federal desde 2007 e sempre no mesmo partido, o Republicanos, que anteriormente era o PRB. Porém, agora em 2023, Aluísio Mendes assumiu o comando do diretório estadual do Maranhão, incomodando o parlamentar da atualidade com mais tempo de forma ininterrupta do estado no Congresso Nacional.

Com a situação incômoda, Cléber Verde ingressou com uma “AÇÃO DE JUSTIFICAÇÃO DE DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA/PERDA DE CARGO ELETIVO”, a qual teve uma decisão no último dia 26 de abril pelo ministro Benedito Gonçalves.

“a legenda requerida, além de reconhecer a existência de situação incontornável que obsta a convivência pacífica do mandatário, concorda de forma expressa com a desfiliação sem a perda do mandato eletivo, nos termos de carta de anuência enviada em 15/3/2023 ao requerente, da qual se extrai:

Considerando que há um desgaste na relação entre alguns membros da Comissão Provisória Regional do Partido REPUBLICANOS no estado do Maranhão e Vossa Excelência.

Considerando que esse desgaste está trazendo constrangimentos mútuos entre alguns membros da Comissão Provisória Regional do Partido REPUBLICANOS no estado do Maranhão e Vossa Excelência.

Considerando que esses constrangimentos devem ser evitados e não devem ser divulgados ao público estranho ao Partido REPUBLICANOS.

O Diretório Nacional do Partido REPUBLICANOS comunica à Vossa Excelência, em nome do respeito e da convivência nos seus longos anos de filiado à presente agremiação partidária, que se Vossa Excelência desejar sair, pacificamente, dos quadros do Partido REPUBLICANOS, para outro partido político, o Partido REPUBLICANOS nacional não irá se opor e nem reivindicará o seu mandato parlamentar.

Assim, considerando a anuência para a desfiliação subscrita pelo Presidente Nacional do Republicanos, reputa-se autorizado ao parlamentar desfiliar-se da agremiação pela qual se elegeu em 2022, sem prejuízo do mandato, na forma do art. 17, § 6º, da CF/88.

Ante o exposto, julgo procedente o pedido a fim de reconhecer justa causa para o requerente se desfiliar do partido pelo qual se elegeu, nos termos do art. 17, § 6º, da CF/88, sem prejuízo do mandato”.

Com essa garantida jurídica, Cléber Verde que já está apalavrado com o MDB, deve ingressar no partido e ao lado de Roseana Sarney, ampliar a bancada na Câmara Federal.

Decano da bancada maranhense

Cléber Verde está no quinto mandato consecutivo de deputado federal. Ele é o mais longevo entre os atuais representantes do Maranhão no Congresso Nacional, porém ele tem menos mais mandatos que Sarney Filho que teve nove mandatos consecutivos entre 1983 e 2019; Pedro Novais que obteve seis mandatos consecutivos entre 1991 e 2015 e Gastão Vieira que também teve seis, mas não de forma consecutiva entre 1995 e 2014 e depois de 2019 a 2022.

Cléber Verde também foi eleito vereador de São Luís por dois mandatos, ficando entre 2001 e 2007, quando teve que renunciar para assumir o mandato de deputado federal.

Atualmente, ele também é proprietário da Rádio Massa FM 98,5 (antiga São Luís 1340 AM) e da Tv Guará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *