Administração de Ricardo Murad registra 95 assassinatos na região metropolitana de São Luís

O Quarto Poder

Se realmente Ricardo Murad deixar a Secretaria de Segurança Pública, ele já levará consigo uma marca bem acentuada no número de homicídios registrados na região metropolitana de São Luís, no período da sua administração. Do dia 05 de abril, quando foi investido na direção da pasta até o último dia 04 do corrente às 22h20m, conforme registro do CIOPS, foram assassinadas 95 pessoas, sendo 81 em abril e 14 no corrente mês. A estatística de abril revela que 65 mortes foram marcadas por violência letais e intencionais. 03 decorreram de roubos seguidos de mortes; 03 por lesões corporais seguidas de morte: 04 assassinatos em presídios e 06, devido intervenção policial. Também no mês de abril constam os registros de 08 mortes com causas a esclarecer e uma a definir.

De acordo com o CIOPS, no mês de maio, até o último dia 04, já existe o registro de 14 assassinatos. A violência na região metropolitana da capital está cada vez maior. Se não está pior deve-se ao trabalho sério, competente e comprometido da Policia Militar, que com número reduzido de viaturas sucateadas, ainda consegue fazer enfrentamento a bandidagem. Se com os chamados camburões, veículos de um porte médio, os policiais enfrentam dificuldades para chegar até aos criminosos, avaliem com veículos pálios, que a Secretaria de Segurança Pública encaminhou para a ROTAM. Esse tipo de veículo foi classificado como uma piada e um total desrespeito da governadora Roseana Sarney para a coma população de São Luís, principalmente para com as pessoas que cobram policiamento ostensivo para os corredores de transportes coletivos. Vem sendo anunciado que o governo entregará viaturas novas para as policias militar e civil. A princípio se tem a ideia de que haverá um incremento como suporte, mas na realidade, elas virão substituir as centenas sucateadas, muitas inclusive dando o prego em diligência. O que nunca se procurou esclarecer, são as razões pelas quais 15 viaturas estavam paradas há mais de quatro meses na Secretaria de Segurança Pública não terem sido liberadas, as quais já poderiam estar sendo utilizadas nos corredores de transportes coletivos.

Ricardo Murad criou sérios problemas na Policia Militar com uma medida provisória que causou prejuízos para coronéis e tenentes – coronéis, os quais estão se organizando para concorrer à justiça. A boa relação que a governadora Roseana Sarney tinha com o Estado Maior da PM está bem prejudicada. Ele por ocasião da greve dos militares negociou com o pessoal e depois simplesmente não honrou nada. O secretário Ricardo Murad deve deixar a pasta da Segurança, segundo os comentários nos meios políticos, por exigência do pré-candidato a governador Edinho Lobão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *