UFMA diz que a universidade é um ambiente plural e de diálogos, mas repudia música e performance de travesti

Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, na condição de palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, apresentou a sua pesquisa durante a Mesa Redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”, onde reproduziu e performou uma de suas canções, considerada inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava.

Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso, entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.

Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam a partir de diversas teorias científicas. Ressalta-se. contudo, que a UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.

Neste sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

Reafirma-se, por fim, que todos os esforços da Universidade buscam a melhoria de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

9 thoughts on “UFMA diz que a universidade é um ambiente plural e de diálogos, mas repudia música e performance de travesti

  1. Cunversa, moço!!
    Todas as universidades públicas continuam recheadas de militantes esquerdistas, que visam propagar a ideologia de gênero.
    Há 2 anos com a ascensão do PT, os valores éticos e morais estão em plena decadência!

  2. Qualidade???
    Faz tempo que não tem qualidade nem na assepsia dos espaços. Centros acadêmicos totalmente pichados – sob o pretexto de arte, só não pode pichar patriotismos -, professores libertinos que se preocupam mais doutrinar que ensinar. A vida privada é privada e a este contesto deve se ater. Apenas ensinem disciplinas ligadas ao curso. Ou do contrario teremos mais destas bizarrices no cotidiano acadêmico.

  3. Achei repugnante, acho que pra tudo existe um lugar para qualquer manifestação adequada ao que você pretende fazer. E o que foi apresentado mas parecia um show , que o faça mas em seu devido lugar.

  4. A Ufma, assim como a maioria das universidades públicas em nosso País, hoje são um antro de gente doente por suas ideologia e vícios. Não estudam, vivem paras festas dentro da instituição e acham que vão sair de lá um dia, sem data certa . É por isso que o nosso País está ladeira abaixo.

  5. É repugnante como as pessoas, aproveitando-se dessa nova onda de “pluralidade de ideias”, acham que podem manifestar esse tipo de aberração num lugar estritamente acadêmico!!!
    Pergunto: o que essa performance horrorosa e desrespeitosa tem a ver com o ensino acadêmico ??? Absolutamente nada!!!
    Pura idiotice dos tempos modernos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *