Após eliminação de MAC e Moto na Série D e fraco desempenho do Sampaio na Série C, Maranhão pode perder uma vaga na Copa do Brasil

A eliminação precoce do Moto e MAC na Série D, além de um baixo desempenho do Sampaio na Série C, devem culminar com a perda de uma vaga para o estado do Maranhão na Copa do Brasil de 2025, pelo menos é o que aponta a projeção do ranking das federações atualizado em tempo real.

O ranking das federações da CBF serve para definir a quantidade de vagas de times por estados na Copa do Brasil e na Série D, e o Maranhão vem segurando ao longo dos últimos anos a 14ª colocação, que é a última que garante três times na competição milionária anualmente.

Pelo ranking das federação, os estados em 1º e 2º lugar possuem seis vagas, do 3º ao 5º são 5 vagas, do 6º ao 14º são três vagas, deixando os de 15º até o 27º lugar com 2 vagas.

O Sampaio com as seguidas campanhas na Série B, além dos acessos de Moto e Imperatriz para Série C, ajudaram o estado do Maranhão subir no ranking, deixando para trás Rio Grande do Norte, Amazonas e Paraíba que ainda estão na briga por essa 14ª posição.

Hoje o Rio Grande do Norte está colocando 65 pontos de vantagem sobre o Maranhão, mas isso pode mudar se o Sampaio terminar melhor do que o ABC na Série C. Atualmente, o clube potiguar está em 13º e o maranhense está em 18º lugar, curiosamente, os dois se enfrentam na próxima segunda-feira, 12 de agosto, no Castelão.

O estado do Amazonas está 183 pontos atrás do Maranhão e tem chances reais de também tomar a posição dos maranhenses ou dos potiguares, pois tem dois times na briga pelo acesso da Série C, o Manauara e o Manaus, este último eliminou o MAC. E ainda tem o Amazonas na Série B, que está na 18ª posição.

Por fim, ainda na briga, porém mais distante, a Paraíba com 1083 pontos atrás do Maranhão, tem o Treze na briga pela vaga da Série C e tem o Botafogo na liderança da Série C.

Diante de um cenário tão desfavorável, somente uma reviravolta na campanha do Sampaio, garantindo uma improvável classificação para a 2ª fase da Série C e um acesso de volta a Série B, poderiam impedir o Maranhão de perder a posição 14ª no ranking das federações.

Portanto, para 2025, o maior prejudicado deve ser o Imperatriz, que seria o dono da 3ª vaga, uma vez que Sampaio e MAC, por ser campeão e vice, tem a prioridade. Prejuízo de quase R$1 milhão para a diretoria cavalina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *