Brandão viaja ao Panamá em busca de renovação e ampliação de acordo comercial; Camarão assume o Governo

O governador Carlos Brandão viaja nesta segunda-feira, 8 de julho, rumo a Cidade do Panamá, onde se reunirá com representantes do governo panamenho para discutir a renovação e ampliação do acordo comercial existente entre as partes. O último encontro entre os representantes dos estado, ocorreu em 2018, ainda no governo Flávio Dino.

Já existe uma aliança de colaboração a fim de fomentar o uso do canal por navios com destino ou origem no Itaqui. O objetivo é que isso promova as remessas de grãos na rota comercial do norte do Brasil com destino a países localizados no Pacífico. Por ano existe uma estimativa que mais de 10 toneladas de sojas sejam exportadas pelo Maranhão passando pelo Panamá.

Porém, o Porto do Itaqui quer ampliar seus negócios e tem na região caribenha, essa oportunidade para aumentar o despacho de cargas, com origem ou destino ao estado, via Canal do Panamá, bem como discutir eventuais possibilidades de cooperação bilateral entre as autoridades portuárias.

Essas tratativas representam redução de custos pela proximidade com o Caribe, o que potencializa um escoamento eficiente de mercadorias do Maranhão, que possui o maior porto público do Arco Norte.

O Panamá é a segunda maior economia da América Central e liga à do Sul. O Canal do Panamá, uma reconhecida proeza de engenharia, corta o centro do país, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, o que proporciona uma importante rota de navegação.

Atualmente, toda soja exportada pelo Itaqui, 80% vai para a Ásia e o Canal do Panamá é fundamental para tornar a viagem mais barata e menos demorada.

Camarão assume

Enquanto Brandão viaja, Felipe Camarão fica no comando do governo até o próximo dia 11 de julho. Durante esse período a intenção é dá uma turbinada na pré-campanha de Duarte, que já tem convenção marcada para o dia 21 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *