Yglesio filia-se ao PRTB e deve disputar a prefeitura de São Luís

No último dia do prazo de filiação partidária, o nome do deputado estadual Yglesio Moyses apareceu no sistema do TSE como filiado ao PRTB, partido que abrigou o ex-vice-presidente Hamilton Mourao.

Yglesio inclusive já tinha se filiado ao PRTB em janeiro de 2024, mas deixou logo, na esperança de se filiar a outro partido maior, ele tentou o Novo e o PL de forma pública.

O diretório municipal do PRTB em São Luís já estava sob comando de Yglesio desde o dia 21 de março, quando emplacou seus assessores como dirigentes, dentre eles Ricardo Gonçalves que é o presidente do partido.

Historicamente, o PRTB é conhecido como uma legenda de aluguel. Até 2015, esteve sob domínio do folclórico João Cancio, mas desde então, a presidência vem pulando de nome em nome. O atual presidente estadual é o ex-vereador de São Luís, Genival Alves.

Com a filiação de Yglesio, ele fica apto a disputar a prefeitura de São Luís. A última vez que o PRTB teve um candidato na disputa do Palácio de La Ravardiere  foi em 2016 com o pastor Silvio Antônio que terminou em 6º lugar com 3,14%. Em 2012, Ednaldo Neves foi candidato pelo partido e ficou conhecido como “laranja de Edivaldo”, terminando em último lugar com 0,35%.

Mas dificilmente Yglesio fará esse papel, pelo contrário, ele deve ser um “metralhadora giratória” tendo como alvos principais Braide e Duarte, mas até Wellington pode estar na mira do pré-candidato.

Yglesio irá disputar pela segunda vez a Prefeitura de São Luís. Em 2020 concorreu pelo PROS, e terminou  em 8º lugar com 1,92% dos votos válidos.

Agora em 2024, ele terá praticamente os mesmos adversários – Braide, Duarte e Neto (se confirmar sua pré-candidatura – e terá Wellington do Curso como novidade.

Com uma quantidade menor de candidatos, apesar de estar em um partido nanico, pode ser que Yglesio tenha presença garantida nos debates.

Com a filiação de Yglesio, a corrida eleitoral de São Luís fica da seguinte forma: Eduardo Braide (PSD), Duarte Júnior (PSB), Wellington do Curso (Novo), Neto Evangelista (União), Odívio Neto (PSOL), Janicelma Fernandes (REDE) e Fábio Câmara (PDT), como pré-candidatos.

Vale destacar que no caso de Odivio e Janicelma, só um pode ser candidato, pois eles estão na Federação Rede-PSOL. E ainda existe a possibilidade do nome de Edivaldo Holanda Júnior, mas ele “sumiu” do cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *