Veja como vai ficar viaduto de São Luís apelidado de “Bacabeirinha”, após obras de paisagismo

O Governo do Maranhão enfrenta um grande desgaste por conta das obras do viaduto da Litorânea, que transformou a bela imagem do local em um enorme paredão de concreto. Após tantas críticas, o local já está sendo conhecido como “Bacabeirinha” em alusão ao mesmo modelo de construção na cidade durante as obras de duplicação da BR-135. Porém para tentar amenizar essa situação, a Secretaria de Infraestrutura já encomendou um projeto paisagístico do local.

Desde o inicio das obras em 2023, o secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira garantiu que o local teria um paisagismo. Porém com a demora da conclusão das obras e um aspecto cada vez mais feio, as críticas vão ganhando repercussão, principalmente nas redes sociais, que estão se tornando virais.

Porém, o projeto de paisagismo já foi apresentado pelo arquiteto Domingos Brito, e assim que forem concluídas as obras da estrutura e asfaltamento, ocorrerá uma intervenção paisagística.

Veja as imagens:

57 thoughts on “Veja como vai ficar viaduto de São Luís apelidado de “Bacabeirinha”, após obras de paisagismo

  1. RIDÍCULO, PERDEU A OPORTUNIDADE DE FAZER O DO RETORNO DO CALHAU E O FO OLHO D’AGUA, EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. AINDA TEM A CONTINUAÇÃO DA LITORÂNEA.

    1. Vdd! Esses são apenas algumas obra de extrema necessidade em S. Luís MA, fora o engarrafamento do Anil onde identificação de parte de alguns muros deixaria a pista no mínimo 3x maior, dando fluxo de veículo, mais infelizmente os líderes da nossa cidade só tem pensamento porco que a cada ano piora o desenvolvimento da nossa cidade e Estado em geral, temos um asfalto da pior qualidade do Brasil( ainda chamado pinche), derrete no sol e na chuva esfarela, ainda tem operação tapa buracos com máquinas muito leves que não compacta o asfalto deixa ondulação horrível na Cidade.

    2. Pelo menos esse tipo de palmeira do protótipo é a mais bonita e deveria ser colocada em toda extensão do canteiro central da avenida litorânea também.

    1. Kkkkkkkk!
      Sem falar que são obras cada ver piores em relação pistas largas, e visibilidade de desenvolvimento atual, futurístico p nossa Cidade. As construções aqui pareci maquete, tudo apertado mesmo em locais que tem espaço para fazer uma grande construção.

      1. Mais uma merda em São Luís .. parabenizar o prefeito de São Luís do Maranhão pela grande incompetência seu ,, também vamos parabenizar o engenheiro pela falta de conheciment.

      1. é a mesma indagação que os moradores de Bacabeira fizeram.. mas não adiantou, pois as pedreiras da região já estavam contratadas pra fornecer o entulho.. é isso, não para o povo, é pra eles!

      2. A forquilha e a entrada de são Luís necessita urgente de um viaduto. Mas ngn pensa nisso. Só investe onde moram os riquinhos. AFF, esses políticos pensam a população é burra. Uma parte é, pq vende sei voto por telha e tijolo. Pelo menos tem esse viaduto em São Luís. E Axixa MA? há 98 km de São Luís, e única obra da perfeita q tá igual Putin, querendo morrer prefeita de lá, só se preocupa em mudar a cor dos bancos da praça, mais ridículo do q isso, só esse viaduto aí. Credo. Qdo é q o ministério público vai investigar as contas da prefeitura de Axixa? Que não tem nada do q Sônia prometeu.?? Vai lá min público. Ela tem fazendas em perijusara, prédios em barreirinhas e Mtas fazenda espalhadas por aí a fora. Cadê os projetos de melhoria daquele município.?

    1. O viaduto da COHAB/OLHO D’AGUA. Teve o trânsito mudado. Trocaram o engarrafamento de lugar. Agora o engarrafamento ficou na avenida São Sebastião no Anil. E assim; a falta de planejamento, está nos quatros cantos da cidade.

    2. Só para desviar recurso, esse desgovernador, tá só aumentando o patrimônio do grupo que tem e ainda pegou uma empréstimo de 1.900.000.000,00, e o povo aê na miséria, infraestrutura nas MA, so cratera, tá pior do que a LUA…Atraso total …

  2. Espero que esistá pelo menos uma pessoa !! (Prefeitura/ Estado/SMTT)que possa entender umas dicas/ reflexões so bre o assunto de viabilidade/ mobilidade urbana:
    1) plano urgentíssimo de requalificação (refazer ,consertar!!)TODAS AS CALÇADAS COMECANDO NOS BAIRROS NOTORIAMENTE ESQUECIDOS PELAS VARIAS INSTITUIÇÕES!
    2) O FAMOSO PAISAGISMO QUE ACHO SEJA GERALMENTE USADO PARA DISFARÇAR/ CAMUFLAR OBRAS MAU FEITAS,NAO DEVERIA NEM SER USADO NESTE SENTIDO, EM QUANTO NAO SE DEVE PREFERIR A ESTETICA MAS SIM A…SUBSTANCIA.
    3)EM SAO LUIS NAO ESISTE ENTRE TODOS OS ADMINISTRADORES E POLITICOS E TECNICOS DESTE SETOR ,QUE ENTENDEM?!?!QUE OS SEMAFOROS SAO A MANEIRA SEGURA PARA ATRAPALHAR,PARAR , FORMAR FILAS KILOMETRICAS(LEMBRO QUE O CONCEITO DA FILA É UM METODO DE ESCRAVIZAR OS CIDADAOS!!)..
    MAS NO MUNDO MAIS DESENVOLVIDO HA 30/40 ANOS INVENTARAM UM SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRANSITO BEM DEMOCRATICO, INTELIGENTE, EFICAZ, QUE GASTA MUITO POUCO DINHEIRO E POUPA MUITAS VITIMAS A RESPEITO DOS SEMÁFOROS …. AS ROTATORIAS !!!! Mas NAO COM A ESCRITA ” PARE” NO ACESSO ,NEM O GUARDA QUE PARA E ATRAPALHA E …HORROR E MAXIMA IGNORANCIA ROTATORIA COM SEMAFORO!!! ABSURDOOOO

  3. Melhor que “paisagismo” (jardinagem), seria ARBORIZAÇÃO nos espaços (e há espaços) ao redor dessa coisa feia.
    NENHUM gestor público de nossa cidade tem/teve projeto de ARBORIZAÇÃO. Aliás, teve um, mas tentou plantar CARNAÚBA na região do Renascença/Calhau, o que, Logicamente, não deu certo😂😂😂😂

  4. Sem falar no cruzamento da Forquilha, que, mesmo depois das intervenções da Prefeitura, continua com enormes engarrafamentos, em todos os sentidos. Mas o governador não enxerga o óbvio.

  5. Que coisa desgraçada de feia é aquela.
    Agora precisamos de um novo gestor que tenha coragem suficiente de mandar desmanchar aquela aberracao.
    Pelo amor de Deus!!! Que venha, pelo menos daqui a algum tempo, um novo gestor para mandar derrubar aquela monstruosidade!!!

  6. Por conta do cruzamento que oferece risco de acidente, se fez necessário sim um elevado. Faltou foi um projeto arquitetonico mais suave com pilares em estilo menos pesados visualmente e somado ao paisagismo, por ser onde é.

    1. Ao invés do viaduto deveria ter sido feito um pequeno túnel. Menos oneroso, mais rápido e não iria interferir na paisagem da região.

  7. Me acabando de rir dos comentaristas engenheiros kkkkkkkk ainda tem os secretários de finanças que garantem que a obra do retorno do quartel e Olho d’água seriam viáveis financeiramente…kkkkk

  8. Edeconsil. Alguém já parou pra pensar por que essa empresa “ganha” todas essas “licitações” no MA sendo tão incompetente?

  9. A obra vai causar um problema sério para os motoristas que saem da Litorânea e pretendem fazer a conversão, logo à frente, no sentido do retorno do Quartel. Muitos acidentes!

  10. Projeto horrível, onde e pra ser feito um viaduto não é, o povo tinha que proibir, São Luis é carente de arborização, a Cidade não precisa de jardim

  11. Dirigir com cautela seria uma boa. Os mauricinhos naquele região querem andar voando. Tirirical, precisa de um viaduto. Forquilha, precisa de um viaduto. Cohab, deixaram a oportunidade passar. Olho d’água, também precisa. Isso, são só os q lembro agora.

  12. Precisamos de pelo menos 4 intervenções de mobilidade:

    1 viaduto aeroporto;
    2 viaduto forquilha;
    3 remodelar viaduto cohab (tem espaço ao lado);
    4 remodelar viaduto cohama ( tem espaço ao lado).

    Vergonha o que esse desgoverno fez na ponta do farol. Já não faz nada e quando faz é desse jeito.

  13. Bastava fazer retorno sem semáforo. Igual fizeram na holandeses em frente ao shopping do automóvel e barramar. Quem mora nesses bairros tem dinheiro para por gasolina e dá uma esticada a mais.

  14. Porra! Ali é uma serpente? Porra, mais uma serpente ???????????? Que merda. Coisa demoníaca esse negócio de serpente pra todo lado da cidade.

  15. Tudo que se resolver construí aqui em São Luís alguma coisa arquitetônica é feioso meu amigo que azar os arquitetos que projeta as coisas aqui em São ou ele é ruim ou faz de mal, é só olhar que só se ver feiúra.

  16. Esse governador está mais perdido que cego em tiroteio. Gastou milhões com Carnaval e deve gastar milhões com festa Junina e não tem dinheiro para alimentação dos órgãos públicos, que se lasque. Já o prefeito fez merda no retorno da COHAB e o Cruzeiro do Anil que ficou um caos. Estamos ferrados com esses dois.

  17. Obras do Poder público!!!!! Sem planejamento , sem um estudo viável, sem um plano diretor ,sem criterios de prioridades , com tantos locais necessitando, de uma alternativa para escoar melhor o transito , escolheram um local com engarrafamento zero e bem no acesso da regiao litoranea , cartao postal de SL.qualifica(qualquer um faria aquela aberracao).
    Fizeram uma obra , eleitoreira , podendo alocar essa verba em recuperar muitas vias que se encontram precárias e com muitos buracos .

  18. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 desculpa pela gargalhada🫣🥹🤭🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  19. Retorno Maracanã tem matado muita gente e não se faz um Viaduto. A entrada de São Luís no Tirirical é um verdadeiro caus a quaisquer horas que vc passe por ali de tantos carros e engarrafamentos. Passou da hora de fazer um viaduto e nada é feito.

  20. Eu pinto quadro; e bem ali houve um assassinato dos mais atroz ao “cúmulo charmis” ( sinal de beleza) da tão encantadora e de beleza prodigiosa cidade de São Luís do Maranhão, que hoje se acomete de profunda depressão; e em minha lista de pinturas fica uma lacuna , pois em lugar de uma paisagem de brilho intransigente ; hoje jaz um mausoléu colorido!
    Sr Brito q por certo é tbm um artista se negue a realizar o projeto ! Registro aqui um pedido do seu humilde colega !
    Cidade de São Luís e mundo , vetem a obra, retirem tudo , devolvam a vista e a alegria de viver a bela LUÍSA ( cidade de São Luís ) e no lugar pq não fazer uma alusão ao nosso querido Burle Marx com um lindo paisagismo rasteiro, e que fique de exemplo pra cada vez mais fazermos valer que de forma saudavelmente consciente quem manda é o povo e nossos administradores devem fazer jus aos seus cargos com eficiência , profissionalismo e acima de tudo sensibilidade!

  21. Acho que tem algum local nos sites oficiais do governo, SMTT e município que possa ser registrado essas reclamações. De nada adianta reclamar aqui e não reclamar nos lugares certos. O problema é que as pessoas não se unem pra encherem de reclamações nos sites oficiais.

  22. Se é necessária so o tempo dirá
    Mas o governo ta certo fazer o viaduto todo fechedao
    Aberto vai encher de usuario de droga e morador de rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *