Prisão de ex-deputado do Maranhão por descoberta de esquema de “rachadinha” traz apreensão a parlamentares

A Operação Damnare Avaritia, nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco), nesta quarta-feira, 3, deixou vários parlamentares maranhenses apreensivos. Isto por que, o alvo foi o ex-deputado estadual Pastor Cavalcante que é investigado por esquema de rachadinha.

A prática consiste em recebimento de parte do salário dos assessores do seu gabinete quando ocupou o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Conhecida como “rachadinha”, a prática era executada por familiares e funcionários de sua confiança. Estas pessoas recebiam grandes quantidades de dinheiro em espécie para realizar depósitos com ou sem identificação.

Pastor Cavalcante não é o primeiro a ser investigado, mas sim, um dos poucos que acabou sendo alvo de operação policial. Várias são as denúncias envolvendo parlamentares governistas e oposicionistas, de direita e de esquerda, que mantém o hábito de “cobrar” metade ou as vezes até 80% do salário do assessor nomeado.

Além dos imóveis do ex-deputado Pastor Cavalcante, foram alvos da operação a casa do filho do pastor, Jefte Cavalcante, assim como do tesoureiro das igrejas vinculadas ao líder religioso, José Félix Costa Júnior.

OPERAÇÃO DAMNARE AVARITIA

Damnare Avaritia vem do latim e significa Ganância Maldita. O contexto do maldito vem do versículo de Jeremias 48:10 – maldito aquele que fizer a obra do senhor fraudulosamente, referindo-se à prática do suspeito sobre seus atos usando imagem da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *