Faltando 3 dias para o prazo final de filiação partidária, Yglesio está desfiliado do PSB, mas chegou a filiar-se ao PRTB

Faltam apenas três dias para que os postulantes a cargos de vereador e prefeito em todo Brasil, façam o registro de suas filiações partidárias, o prazo final é o dia 6 de abril. E um dos personagens da política maranhense que mais chama atenção nesse processo é o deputado estadual Yglesio Moyses, que deseja disputar a Prefeitura de São Luís. Em litígio com o PSB, desde a eleição de 2022, o parlamentar deixou o partido de forma oficial no dia 22 de janeiro de 2024 e no mesmo dia filiou-se ao PRTB.

No entanto, Yglesio Moyses, segundo dados do TRE já está fora do PRTB desde o dia 7 de março, ou seja, a menos de um mês. O partido estava envolvido em uma disputa nacional pelo comando que envolvia a viúva de Levy Fidelix, e caso, ela ficasse com a presidência nacional, o ex-deputado federal Waldir Maranhão seria o presidente.

Mas com a vitória de Leonardo Araújo para o comando nacional do PRTB, o ex-vereador de São Luís, Genival Silva, foi mantido na presidência do diretório estadual do Maranhão.

Yglesio tem pouco mais de 72 horas para se manter vivo na corrida eleitoral, se depender do Palácio dos Leões, o parlamentar estará fora da eleição para prefeito. De acordo com uma fonte bem posicionada, o Governo não vai repetir os mesmos erros de 2020 e 2022. Na avaliação dos palacianos, se Yglesio tiver na disputa “Duarte e Flávio Dino vão ser alvos”, e isso não faz parte do interesse de Carlos Brandão (PSB).

O deputado estadual chegou a namorar o Novo, que optou por ter Wellington do Curso como pré-candidato a prefeito e algumas fontes apontam, que ele também esteve próximo do Avante, mas o governo estadual articulou a sua não filiação. Em uma tentativa de furar o bloqueio local, o parlamentar chegou ao clã Bolsonaro para pedir uma filiação ao PL, porém Josimar de Maranhãozinho tem mais força com Waldemar da Costa Neto nesse âmbito de discussão.

Possivelmente, Yglesio venha a se filiar em alguma legenda nanica como DC, PMB ou até mesmo o Agir, que hoje estaria sob controle de Cléber Verde. Fora esses partidos, as chances são mínimas de filiação.

Vale destacar que Yglesio chegou a ter uma vitória no TRE/MA por 7 a 0 para deixar o PSB sem correr risco de ser enquadrado na infidelidade partidária, mas desde então, o processo nunca subiu para o TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *