Arraial do IPEM só acontecerá em 2024 se tiver autorização da Prefeitura de São Luís

O Arraial do IPEM, a principal vitrine do São João do Maranhão em São Luís, corre o risco de não ocorrer em 2024 e essa decisão dependerá de um entendimento entre Governo e Prefeitura. Desde agosto de 2023, está em vigor uma decisão judicial da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que qualquer evento na sede do IPREV (antigo IPEM), na Avenida Sambaquis no Calhau, só pode ocorrer após autorização das Secretarias municipais de Meio Ambiente e Trânsito e Transporte.

Desde 2015, o Governo do Maranhão voltou a realizar o Arraial do IPEM, que estava sem festas desde o governo Zé Reinaldo Tavares (2002-2006), que criou o Arraial da Lagoa, porém este acabou interrompido, após decisões judiciais por conta de reclamações de moradores por questões de lixo, poluição sonora e outros impactos urbanísticos provocados, como a questão do trânsito.

Com a volta do Arraial do IPEM, os problemas mudaram de endereço e passaram a incomodar os moradores da região do Calhau. Diante disso em 2021, estes ingressaram na Justiça para proibir a realização de festas de grande porte no IPEM.

Sem um entendimento entre moradores, Governo e Prefeitura, o juíz Douglas Martins determinou que o IPREV abstenha-se de realizar eventos de grande porte na sua sede no Calhau sem uma prévia autorização da Secretaria municipal de Meio Ambiente e de Trânsito e Transporte de São Luís, após apresentação de estudo de impactos da poluição sonora, descarte de resíduos sólidos e do trânsito na região, que causa diversos problemas, inclusive o direito básico de ir e vir dos moradores.

Com obras da Prefeitura de São Luís na região, eleva-se a preocupação quanto a um provável colapso do trânsito na região em caso do Arraial do IPEM.

Portanto, somente um entendimento entre Governo e Prefeitura pode garantir a festa no Calhau. Vale lembrar que durante o carnaval, a relação ficou arranhada por conta da briga do espaço da Avenida Beira Mar.

Já pensando nessa possibilidade de não ter o Arraial do IPEM, o Governo do Maranhão já se organiza para fazer um grande terreiro na região do Complexo Esportivo Canhoteiro que fica entre a Vila Palmeira e o Barreto. O espaço a ser utilizado seria o local de acesso a pista de atletismo e a ginásios na região próxima ao Castelinho.

Veja a decisão na íntegra que envolve o Arraial do IPEM

8 thoughts on “Arraial do IPEM só acontecerá em 2024 se tiver autorização da Prefeitura de São Luís

  1. E lamentável que um evento tão importante para o turismo em nossa capital deixe de ser realizado, mais entendo as queixas dos moradores.

    1. É pq não é tu que passa 30 dias, esse ano já disseram que serão 60, sem dormir direito, sem conseguir estacionar na porta de casa.

  2. Da forma como foi escrito texto, o leitor é levado a entender que a Prefeitura de São Luís está colocando empecilho. A decisão judicial, porém, obriga o IPREV a elaborar estudo de impacto sobre a vizinhança. Vai começar a narrativa, em breve, de que a Prefeitura barrou o Arraial do Ipem.

  3. Nosso maravilhoso São João cresceu, virou uma festa nacional. As autoridades não se prepararam para isso. É importante que se construa um espaço onde nossa festa possa acontecer sem causar transtornos: trânsito, barulho, lixo, etc. Não acho que esse lugar seja no Barreto. Deve ser uma área que suporte o fluxo intenso de carros e as avenidas que dão acesso ao lugar não possuem essa característica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *