Arraial do IPEM só acontecerá em 2024 se tiver autorização da Prefeitura de São Luís
O Arraial do IPEM, a principal vitrine do São João do Maranhão em São Luís, corre o risco de não ocorrer em 2024 e essa decisão dependerá de um entendimento entre Governo e Prefeitura. Desde agosto de 2023, está em vigor uma decisão judicial da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que qualquer evento na sede do IPREV (antigo IPEM), na Avenida Sambaquis no Calhau, só pode ocorrer após autorização das Secretarias municipais de Meio Ambiente e Trânsito e Transporte.
Desde 2015, o Governo do Maranhão voltou a realizar o Arraial do IPEM, que estava sem festas desde o governo Zé Reinaldo Tavares (2002-2006), que criou o Arraial da Lagoa, porém este acabou interrompido, após decisões judiciais por conta de reclamações de moradores por questões de lixo, poluição sonora e outros impactos urbanísticos provocados, como a questão do trânsito.
Com a volta do Arraial do IPEM, os problemas mudaram de endereço e passaram a incomodar os moradores da região do Calhau. Diante disso em 2021, estes ingressaram na Justiça para proibir a realização de festas de grande porte no IPEM.
Sem um entendimento entre moradores, Governo e Prefeitura, o juíz Douglas Martins determinou que o IPREV abstenha-se de realizar eventos de grande porte na sua sede no Calhau sem uma prévia autorização da Secretaria municipal de Meio Ambiente e de Trânsito e Transporte de São Luís, após apresentação de estudo de impactos da poluição sonora, descarte de resíduos sólidos e do trânsito na região, que causa diversos problemas, inclusive o direito básico de ir e vir dos moradores.
Com obras da Prefeitura de São Luís na região, eleva-se a preocupação quanto a um provável colapso do trânsito na região em caso do Arraial do IPEM.
Portanto, somente um entendimento entre Governo e Prefeitura pode garantir a festa no Calhau. Vale lembrar que durante o carnaval, a relação ficou arranhada por conta da briga do espaço da Avenida Beira Mar.
Já pensando nessa possibilidade de não ter o Arraial do IPEM, o Governo do Maranhão já se organiza para fazer um grande terreiro na região do Complexo Esportivo Canhoteiro que fica entre a Vila Palmeira e o Barreto. O espaço a ser utilizado seria o local de acesso a pista de atletismo e a ginásios na região próxima ao Castelinho.
E lamentável que um evento tão importante para o turismo em nossa capital deixe de ser realizado, mais entendo as queixas dos moradores.
É pq não é tu que passa 30 dias, esse ano já disseram que serão 60, sem dormir direito, sem conseguir estacionar na porta de casa.
Tu não entende porra nenhuma. Tu não mora lá!
Doido é quem vai p arraial no Barreto. Tô fora, prefiro ficar em minha casa.
Da forma como foi escrito texto, o leitor é levado a entender que a Prefeitura de São Luís está colocando empecilho. A decisão judicial, porém, obriga o IPREV a elaborar estudo de impacto sobre a vizinhança. Vai começar a narrativa, em breve, de que a Prefeitura barrou o Arraial do Ipem.
Lá vem o arraial na litorânea com chiclete e Claudia Leite Sil kkkkkk
Não entendo ..porque esse povo não briga para ver quem vai dar um aumento maior para o servidor? Só brigam por futilidades.
A governança do “pão e circo”.
Nosso maravilhoso São João cresceu, virou uma festa nacional. As autoridades não se prepararam para isso. É importante que se construa um espaço onde nossa festa possa acontecer sem causar transtornos: trânsito, barulho, lixo, etc. Não acho que esse lugar seja no Barreto. Deve ser uma área que suporte o fluxo intenso de carros e as avenidas que dão acesso ao lugar não possuem essa característica.