Turista aumenta tempo de permanência no Maranhão e maior parte vem de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte

O balanço da Campanha de Mídia Cooperada entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom-MA), Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e a Decolar, aponta que os turistas que visitam o Maranhão estão permanecendo no estado por um período maior. Antes o tempo de permanência era de 3 dias, porém agora passou para 4,1 dias, aumento de 37%. Outra informação revelada é que a maior parte dos turistas vem de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte

Obviamente por se tratar de uma pesquisa envolvendo uma agência de viagem como a Decolar, ela não consegue perceber a forte presença dos turistas que se deslocam ao estado através de vias terrestres, caso dos piauienses, paraenses e até mesmo cearenses, que geralmente vem por conta própria e as vezes ficam em hospedagens de amigos, familiares ou que comercializam fora da plataforma.

O estudo ainda destaca que os visitantes estão antecipando a compra de passagens e hospedagens. O levantamento foi realizado com base na análise da procura de pacotes para os destinos maranhenses. Este ano, a procura por pacote ocorre com 104,8 dias de antecedência, sendo que mais da metade é registrada entre 16 e 91 dias.

Essa informação evidencia que a estratégia da divulgação do Carnaval foi equivocada, uma vez que a atração de abertura da programação do Governo do Maranhão, o cantor Gusttavo Lima, foi divulgada na semana da festa, ou seja, fora do prazo de programação do turista.

De agosto a dezembro do ano passado, o balanço revelou a força do mercado nacional, responsável por 91,7% da demanda de visitantes ao Maranhão, via Decolar. São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte são as cidades que mais emitiram passageiros e hóspedes. O período de estadia foi de 3,1 dias. Além do Brasil, Argentina e os Estados Unidos aparecem entre os principais países de origem do turista internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *