Futuro político do Maranhão nas mãos do judiciário

Statue of justice

É apenas uma coincidência, mas uma série de divergências de origem política do Maranhão estão nas mãos do judiciário, que pode determinar os rumos do estado pelos próximos anos.

O de conhecimento público e mais discutido é quanto as possíveis cassações de cinco deputados estaduais. Os envolvidos são Neto Evangelista (União Brasil), Leandro Bello e Júnior Cascaria do Podemos e por fim Wellington do Curso e Fernando Braide eleitos pelo PSC.

Mas os problemas não param na Assembleia Legislativa, outro deputado está na mira da Justiça, Hemetério Weba que teve seu recurso negado no STJ e pode ser destituído do cargo.

Para fechar as querelas judiciais no parlamento estadual, a reeleição de Iracema Vale está sendo discutida no STF.

Na alta corte está em andamento uma decisão que pode impedir a articulação do governador Carlos Brandão em emplacar Flavio Costa no TCE. Para piorar, alguns especialistas afirmam que uma decisão contrária ainda pode derrubar Daniel Itapary.

Para os disseminadores do caos até Marcelo Tavares, indicado por Flavio Dino, seria alcançado.

No âmbito das disputas municipais, um outro deputado estadual vive uma batalha na Justiça para ter o direito de deixar o PSB sem perder o mandato, caso de Yglesio Moyses.

Por fim, três ações tramitam na Justiça Eleitoral para cassar o mandato do governador Carlos Brandão, todas tem um parecer pelo arquivamento, mas recursos devem ser movidos no TSE.

Para os próximos anos, dois ministros indicados por Bolsonaro vão comandar o TSE, Nunes Marques em 24/25 e André Mendonça 26/27.

Após 2009, quando o TSE e STF cassaram Jackson Lago, o judiciário brasileiro mais uma vez pode definir os rumos políticos do Maranhão.

2 thoughts on “Futuro político do Maranhão nas mãos do judiciário

  1. Pelo que vejo Junior RAPOSA Cascaria foi pego. O pedido de licença de 121 dias ele fezpara ficar fora do smviente da ALEMA. SENTIU que vai perder o mandato. Nao tem mais q vase em Poção de Pedras. Em pedreiras a familia Maia o derruba. Por tudo o que fez de mau vai pagar o Preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *