EXCLUSIVO! Washington oficializa ao TCE seu pedido de aposentadoria e Yuri Arruda é comunicado que não fica na Cultura

O mês de março será marcado por mudanças na composição do secretariado estadual e do Tribunal de Contas do Estado. Isso ocorre, pois Washington Luiz formalizou nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, seu pedido de aposentadoria do cargo de conselheiro valendo a partir do dia 1º de março, próxima semana. E no Governo do Maranhão, Yuri Arruda foi comunicado que não continua no comando da Cultura.

Sobre Washington Luiz, já se especulava há um tempo o seu pedido de aposentadoria antecipada. Ele completa 75 anos em 24 de dezembro de 2024, ou seja, antecipa em quase 10 meses sua despedida do TCE/MA.

Logo que se aposentar, ele deve assumir a Secretaria de Representação Institucional em Brasília, a REBRAS, que foi ocupada por Othelino Neto em 2023.

O chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, já comunicou Washington do convite que será feito pelo governador Carlos Brandão nos próximos dias.

Washington foi procurado, mas informou que está em Brasília, pois participou da posse de Flávio Dino no STF e na próxima semana emitirá uma comunicado.

Porém o site www.diegoemir.com já teve acesso ao conteúdo do pedido de aposentadoria de Washington Luiz:

Joaquim Washington Luiz de Oliveira, Conselheiro deste Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, matrícula nº 12.872, brasileiro, casado, que ao final subscreve, vem a presença de Vossa Excelência requerer sua aposentadoria voluntária com efeito a partir do dia 1º de março do ano corrente, com proventos integrais mensais e com paridade, em virtude de ter preenchido todos os requisitos legais para a concessão do benefício, com amparo no art. 3º, incisos I, II e III, Parágrafo Único da Emenda Constitucional nº 47/2005, combinado com art. 52, §4º da Constituição do Estado do Maranhão e com os arts. 21 e 26 da Lei Complementar nº 73/2004.

A aposentadoria de Washington Luiz abrirá caminho para indicação de Flávio Costa ao cargo de conselheiro do TCE. O Governo diz já contar com 32 assinaturas de apoio dos deputados estaduais.

Flávio Costa será conselheiro do TCE/MA

Sendo nomeado no TCE, Flávio Costa poderá ficar quase 40 anos na função do cargo.

Yuri Arruda, secretário de Cultura

A outra mudança no Governo do Maranhão será na Cultura, Yuri Arruda já foi chamado no Palácio dos Leões e foi avisado que deixará o comando da SECMA nos próximos dias.

Carlos Brandão está em busca de um nome técnico para a pasta, uma vez que ocorrem muitas críticas ao atual comando da SECMA.

Mas Yuri Arruda não ficará desempregado, ele deve ser nomeado como secretário adjunto na SEGOV.

Outras mudanças

Ana do Gás pode deixar a Secretaria de Relações Institucionais se chegar a um acordo com o atual prefeito de Santo Antônio Lopes, Bigu. Caso ele decida apoiá-la, a parlamentar deixará a pasta até abril, caso contrário, seguirá.

O Governo do Maranhão vem se esforçando para construir essa aliança que está sendo considerada improvável no momento.

Outro que pode deixar o secretariado é Júnior Marreca que pretende ficar como Secretário de Indústria e Comércio, mas existe um forte apelo para ele disputar a eleição em Itapecuru-Mirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *