Cleber Verde só terá o comando do MDB de São Luís até 8 de abril de 2024
O deputado federal Cleber Verde, assinou a ficha filiação do MDB com o compromisso de assumir o diretório municipal de São Luís. O presidente nacional, Baleia Rossi, cumpriu em parte, dando uma comissão provisória, porém esta tem data para o fim: 8 de abril de 2024.
Estatuariamente, seguindo o regimento interno do MDB, as comissões provisórias só podem ser prorrogadas uma vez e após esse período, ocorre a formação do Diretório ou obrigatoriamente o presidente deve ser uma outra pessoa.
Cleber Verde assumiu a comissão provisória do MDB em junho de 2023 e tinha validade até dezembro do mesmo ano, logo foi renovada no dia 8 de janeiro de 2024 e terá duração até 8 de abril.
Portanto até lá, o MDB precisa formar o Diretório, que terá duração de quatro anos, e este pode ser comandado por Cléber Verde ou qualquer outra pessoa, ou empossar um novo nome como presidente da comissão provisória.
É pouco provável que Cleber Verde fique com a presidência do MDB até a eleição de outubro, afinal ele deseja levar o partido para Eduardo Braide (PSD), movimento que não coaduna com os membros do diretório estadual que desejam apoiar o candidato do governador Carlos Brandão, que provavelmente será Duarte Júnior (PSB).
Na comissão provisória ainda estão presentes: André Campos (que pediu demissão recentemente do cargo de secretário de Braide), tesoureiro; Mariana Braide Brandão Carvalho (sobrinha de Marcus Brandão); Gisele Ferreira Tavares e Thereza Cristina Araújo Barros, estas últimas indicadas por Cleber Verde, todas identificadas como membros da comissão provisória.
Sem essas garantias do MDB, Cléber Verde já estaria se articulando para assumir outro partido, trata-se do nanico Agir, que está sem comando na municipal de São Luís. Mas no âmbito estadual o comando é de Joaquim Jaci Raposo Magalhães Moura.