Após 20 anos de atividades, Buteko da Lagoa encerra suas atividades neste sábado, 3 de fevereiro
Reconhecido como um dos melhores bares de São Luís, o Buteko da Lagoa vai fechar as portas, após 20 anos de funcionamento. Inaugurado em 2004, logo após a conclusão da urbanização da Lagoa da Jansen em 2001, o bar viveu o auge de um dos pontos mais badalados da capital maranhense e foi o que mais resistiu com a degradação da área que acompanhou bar por bar, restaurante por restaurante fechar. Hoje os que mantém seus negócios aberto são do trecho da pista de skate até a Concha Acústica.
O Buteko da Lago chegou a abrigar dois bares em um mesmo espaço, o auge foi com o funcionamento da Mercearia, que era um “refúgio” para a lotação que o Buteko vivia. Mesas e cadeiras ficavam amontoadas na via pública, tanto que uma ação da Prefeitura foi movida para regulamentar a área.
Com o fechamento de Por Acaso, Cafofo, Mandamentos e Kitaro, todos funcionando na Lagoa da Jansen, restou o Buteko da Lagoa que por vezes teve a concorrência do Botequim da franquia nacional Boteco na Lagoa da Jansen, próximo ao posto policial e o Boteco Original, onde hoje está instalada a Barbearia do Chefe. Na região ainda funcionou o Auguri, mas que também não durou muito tempo.
O Buteko da Lagoa se manteve no auge até 2019, pois em 2020, a pandemia trouxe o fechamento geral de bares e restaurantes em todo o país. Ao reabrir em junho de 2020, o tradicional bar da Lagoa da Jansen, não tinha mais forças para concorrer com os badalados espaços abertos na Ponta d´Areia no novo espaço de São Luís, o Champs Mall.
O Buteko da Lagoa era ponto de encontro da tradicional velha guarda ludovicense aos sábados por volta das 12h. Joaquim Haickel, Natalino Salgado, Benedito Buzar e tantos outros ilustres, se reuniam, tomando um bom chopp, as vezes uma dose de cachaça e degustando as delícias do local. Estes agora vão ficar órfãos.
E era esse público que ainda vinha dando alguns suspiros ao Buteko da Lagoa, que se mantinha aberto sobre duras penas. Com baixo público e aspecto de abandono, o local foi até alvo de bandidos, que aumentou a imagem negativa do espaço.
Um novo empreendimento ao lado do Buteko, trouxe esperança de renovação do público, mas quem frequenta o Mandala Beach, arena de beach tennis, não viu no bar ao lado, um atrativo para frequentar.
São Luís perde mais um tradicional empreendimento, dentre tantos que já existiram e fizeram sucesso como Satisfaction na Ponta do Farol; Amsterdam Pub na Ponta do Farol; Red Club na Lagoa da Jansen; Tio Pepe na Lagoa da Jansen; Restaurante Xique-Xique no São Francisco e tantas outros. Restam poucos que estão há mais de 20, 30 ou 40 anos no mercado como é o caso do Restaurante Cabana do Sol, Base do Rabelo, Bar do Léo e outros que não vem a memória neste momento, afinal a sazonalidade destes espaços na capital maranhense é enorme.
Quem desejar tomar o último chopp no Buteko da Lagoa, hoje é o último dia…