II Festival de Turismo de Aventura destaca potencial turístico em Rosário

Foram quatro dias repletos de emoção, descobertas e aventuras, proporcionando aos visitantes uma jornada esportiva e cultural por seis municípios da região: Rosário, Axixá́, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros.

Em sua segunda edição, o II Festival de Turismo de Aventura não apenas celebrou a aventura, mas também se destaca como uma iniciativa estratégica para integrar o Polo Munim em um circuito esportivo e turístico exclusivo. Com uma programação bem diversificada, que está encantando o público e empreendedores, o evento começou na quinta-feira e terminou neste domingo.

“Nós, empreendedores e empresários da região do Munim, agradecemos a iniciativa do Sebrae. São iniciativas como essa que aumentam o turismo na nossa região que é belíssima e dá oportunidade de gerarmos renda e trabalho para todos”, falou Matias Moreira, empresário local.

A cerimônia oficial de abertura aconteceu na Praça Matriz e reuniu os parceiros locais, entre eles, o prefeito de Rosário, Calvet Filho, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, Bombeiros e Sebrae.  Também esteve presente a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, representando o Governador do Estado, Carlos Brandão.

“É uma alegria imensa estar aqui, testemunhando essa iniciativa que coloca em destaque não apenas a beleza natural, mas também a rica história e cultura desta região maravilhosa. Este festival é uma estratégia inteligente para promover o desenvolvimento local e fortalecer o turismo como um vetor essencial para a economia da região do Munim”, destacou a secretária de Estado, Socorro Araújo.

O prefeito de Rosário, Calvet Filho, no domingo, 10, durante o passeio náutico pelo rio Itapecuru, a bordo do Catamarã Nomade, destacou a grandiosidade do potencial do município. “Um passeio que apresenta além da Cultura, destaca a nossa Gastronomia, os Pontos Turísticos, as Belezas Naturais e desfrutar do que Rosário, pode oferecer de mais especial ao Turismo”.

Primeiras Competições

Às 6h da manhã do primeiro dia do festival, também aconteceu a primeira competição do II Festival de Turismo. Cento e cinquenta corredores se reuniram na Praça da Matriz de Rosário para percorrerem a prova de 5km em uma corrida mista.

Gesselma Andrade Mendes, vencedora em 1º lugar, na categoria Feminina, falou sobre sua vitória. “O percurso foi um pouco pesado com algumas curvas, mas segui firme. O Festival é um sucesso, nós desportistas aprovamos e ano que vem estaremos novamente no Munim. É um excelente trabalho do Sebrae e dos parceiros”, afirmou a atleta.

Já no município de Axixá, aconteceu o Desafio Perijuçara, uma corrida de ciclismo mountain bike de 32km. Cerca de 25 participantes aceitaram o desafio entre o asfalto e a terra batida, num circuito sinuoso e com diversas ladeiras. Os atletas concluíram a prova em cerca de uma hora de duração. “Concluir a prova foi uma conquista. Para qualquer atleta, é uma demonstração, não apenas de habilidade técnica, mas também de resistência física e mental. A variedade de terrenos e as condições desafiadoras certamente testaram os nossos limites, tornando cada pedalada uma afirmação de dedicação ao esporte”, afirmou Raimundo Nonato Miranda, 1º Lugar do ciclismo na categoria master masculino. (Texto de apoio SEBRAE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *