UDI Rede D’Or realiza simpósio de atualização sobre o câncer de próstata

O UDI Hospital Rede D’Or realizou em seu auditório, na noite da última quinta-feira (23), o Simpósio de Atualização Diagnóstica e Terapêutica do Câncer de Próstata. A atualização – destinada a médicos, residentes, acadêmicos de medicina e enfermeiros – foi uma ação para o público interno, dentro da programação do Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. A abertura foi feita pela diretora médica do UDI Hospital Rede D’Or, Julia Bacelar.

O médico radiologista Márcio Pinto Jr., coordenador médico de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do UDI Rede D’Or, foi o organizador do simpósio. Ele destacou a importância da atualização sobre os exames para a prevenção e detecção de tumores na próstata, que devem ser feitos pelos homens a partir dos 50 anos.

Ele ressaltou a excelência dos exames de imagem disponibilizados no UDI Hospital, como a ultrassonografia e a ressonância magnética multiparamétrica. “O acesso aos exames e protocolos mais atualizados está ao alcance de nossos pacientes, contribuindo para o êxito no diagnóstico e tratamento”, ressalta dr Márcio Pinto.

TEMAS

Durante a programação, o médico Bruno Jucá falou sobre a ressonância multiparamétrica da próstata e sua importância na detecção, estadiamento e controle pós-tratamento.

Na sequência, foi abordado o avanço na técnica de prostatectomia radical e seu impacto no tratamento do câncer de próstata. O palestrante foi o urologista do UDI Rede D’Or, Jandrey Souza.

Em seguida, foi apresentado o tema Manejo do câncer de próstata: recidiva bioquímica, com a oncologista do UDI Rede D’Or, Daniela Lacerda.

No encerramento do simpósio houve a palestra sobre o papel da navegação oncológica no tratamento do câncer de próstata, com a enfermeira Camila Moreira.

O Simpósio foi uma iniciativa da Oncologia D’Or e teve como mediadores os médicos Leudivan Nogueira (urologista); Rachel Cossetti (oncologista) e Marcela Guimarães (médica radiologista).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *