Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas e a organizações criminosas em Imperatriz

A Polícia Civil do Maranhão continua a sua ofensiva contra a criminalidade, intensificando a execução de mandados em todo o estado. Em uma série de ações ostensivas, as forças de segurança têm como objetivo efetuar a prisão de suspeitos com mandados em aberto e a apreensão de drogas, armas e bens adquiridos por meio do enriquecimento ilícito, reforçando o compromisso com a segurança pública.

No último sábado (11), por exemplo, equipes da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz, ao Sul do estado, estiveram mobilizadas em diferentes regiões para cumprir mandados expedidos pela Justiça. A operação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), visou desarticular organizações criminosas, combater o tráfico de drogas e, sobretudo, promover a tranquilidade da população.

O Delegado-Geral Operacional da Polícia Civil, Lúcio Reis, ressaltou a importância dessas operações para a manutenção da ordem e da segurança pública. “Estamos comprometidos em enfrentar a criminalidade de forma incisiva. As ações para cumprimento de mandados de prisão representam um passo fundamental para garantir a paz e a integridade da sociedade maranhense. Por outro lado, as apreensões também nos auxiliam no enfraquecimento das organizações criminosas com atuação no estado”.

A operação realizada em Imperatriz se concentrou em dois bairros, Cafeteira e Bacuri. Durante a ação, realizada no período da noite, os policiais fiscalizaram 15 bares e abordaram pessoas que apresentam comportamento suspeito, bem como verificaram a presença de crianças e adolescentes nos ambientes, buscando proteger esse público vulnerável de eventuais riscos associados a ambientes restrito aos adultos.

Durante a fiscalização aos bares, os policiais fizeram a averiguação dos documentos que permitem o funcionamento. Três dos que foram fiscalizados, no entanto, não tinham a devida licença para que as atividades fossem realizadas, o que resultou no fechamento do estabelecimento. Ambos só poderão retomar o atendimento ao público quanto estiverem em conformidade com as leis.

O delegado-titular da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, Alex Coelho, afirmou que as ações ostensivas, que incluem este tipo de fiscalização a estabelecimentos, seguirão sendo realizadas conforme orientação da SSP. “Essa ação é rotineira e nos possibilita verificar não apenas a regularidade do funcionamento do estabelecimento, mas, eventualmente, a existência de drogas e armas nesses locais ou com pessoas que lá estejam, sendo este o nosso objetivo principal, haja vista a nossa missão de reduzir a criminalidade na região”.

Resultado das ações ostensivas da Polícia Civil

As ações ostensivas realizadas pela Polícia Civil do Maranhão têm resultado em importantes prisões por todo o estado. No último mês, entre os dias 25 e 31, os agentes cumpriram, no âmbito da Operação Paz, executada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 29 mandados de prisão oriundos de inquéritos que investigam mortes violentas intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) e feminicídio.

Dos 29 mandados de prisão cumpridos durante o período, 14 estavam ligados a mortes violentas. Além desses, outras quatro pessoas foram presas em flagrante, uma delas por suspeita de homicídio. No total, foram 33 prisões e 12 mandados de busca e apreensão cumpridos, todos nos municípios de Açailândia, Balsas, Caxias, Codó, Grajaú, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Timon e Tutóia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *