Ida de Flávio Dino é comemorada por Brandão e Othelino Neto, mas traz preocupação aos dinistas
A notícia desta segunda-feira, 27 de novembro, que traz a provável ida do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para a função de membro do Supremo Tribunal Federal encheu de alegria os aliados do governador Carlos Brandão (PSB), e naturalmente pelo próprio, assim como para Othelino Neto (PCdoB), que terá sua esposa Ana Paula Lobato (PSB), efetivada no cargo de senadora até 2031, porém os dinistas estão extremamente preocupados com o futuro.
Dino no STF é deixar o caminho político livre para Carlos Brandão se consolidar na principal liderança do estado, assim como garantir mais autonomia em algumas decisões como por exemplo a troca partidária, que ele tanto anseia.
As alianças políticas para a eleição municipal de 2024 no Maranhão vão ficar mais flexíveis com Dino no STF, Brandão e aliados terão mais liberdade.
Obviamente que Flávio Dino ainda terá força, a exemplo do poderio de Alexandre de Moraes, que tem um poder enorme nas mãos, porém o cenário será diferente, uma vez que ele não poderá se expor muito e também terá limites a sua atuação política, que não deixará de existir.
Com Dino no STF, os seus aliados ficam fragilizados, desde aqueles que estavam no Governo do Maranhão e foram para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, assim como a sua bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
O vácuo deixado por Flávio Dino pode ser ocupado com Felipe Camarão (PT), atual vice-governador, mas que também sabe que terá que adotar a cautela nesse novo momento e respeitar a liderança de Carlos Brandão nesta nova fase.