Pesquisa Prever aponta Eduardo Braide consolidado na liderança, mas opositores somam mais de 55%

O Instituto Pesquisas de Opinião Prever apresenta nesta segunda-feira, 27 de novembro, os mais novos números da corrida eleitoral pela Prefeitura de São Luís de 2024. De acordo com o estudo, Eduardo Braide (PSD), segue consolidado na liderança com 33,1%, mas seus opositores somam 55%, o que deixa ainda em aberto a disputa pelo comando do Palácio de La Ravardiere.

O site www.diegoemir.com disponibiliza a seguir a ferramenta Power BI de uso do Instituto Prever, que possibilita ao leitor visualizar uma série de cruzamentos que vão permitir um detalhamento do comportamento do eleitorado de São Luís. No total foram ouvidas 1036 pessoas, espalhadas em 83 bairros entre os dias 16 e 18 de novembro deste ano.

Neste vídeo a seguir, um breve tutorial mostra como é possível realizar os cruzamentos de forma prática, rápida, detalhada e que possibilita uma série de avaliações de cenários.

Como é possível observar nos números, Eduardo Braide lidera em todos os cenários desde a espontânea até os estimulados. Sempre seguido por Duarte Júnior (PSB).

Na pesquisa espontânea, o atual prefeito tem 26,4%, o deputado federal tem 7,8; o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), possui 2,4%; Wellington do Curso (PSC), 1,1%; Neto Evangelista (União) 1%; Dr Yglesio 0,4%; outros somaram 1,5%; branco e nulo somam 10,2% e não souberam ou não responderam 49,2%.

No cenário estimulado em que foram colocados todos os nomes que já estão se apresentando como pré-candidatos, o resultado ficou da seguinte forma:

Em um segundo cenário, sem a presença do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior; do deputado estadual Neto Evangelista; do ex-vereador Fábio Câmara e do representante do Novo, Diogo Gualhardo Neves, os números ficam da seguinte forma:

No quesito rejeição, Edivaldo é o que possui o maior percentual com 22,3%; Braide tem 12,7%; Wellington 12%; Dr Yglesio 8,8; Diogo Gualhardo 8,8%; Duarte Júnior 8,1%; Neto Evangelista 6% e Fábio Câmara 4,2%. 7,9 disseram disseram que não rejeitam ninguém e 9,2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ainda ouviu a preferência do eleitorado quanto ao voto para vereador e Marquinhos alcançou o maior percentual de 2,8%; seguido de Raimundo Penha, Marcelo Poeta, Astro de Ogum, Paulo Victor e Nato Júnior que possuíram ao menos um dígito. A lista completa de todos os citados, você pode olhar aqui:

Os números da Prever possuem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%. O Instituto está registrado no Conselho Regional de Estatística-5 sob o número 8612 e tem como estatístico responsável Sérgio Pinto registrado ao CONRE-5 sob número de 8877.

Prever foi o instituto que acertou o resultado da eleição em 2020 em São Luís

A escolha do site www.diegoemir.com pela contratação do Instituto Prever deve-se ao fato de que na eleição de 2020, quando houve o trabalho em conjunto na cobertura da eleição municipal da capital maranhense foi o que chegou mais próximo do resultado final.

Na última pesquisa, Prever apontou 56,7 para Braide e 43,30 para Duarte, e o resultado final foi de 55,53 para o atual prefeito e 44,47% para o deputado federal, representando uma diferença mínima de 1,2%, dentro da margem de 3%.

No comparativo a seguir é possível identificar a diferença do resultado da última pesquisa dos demais Institutos e do resultado final divulgado pelo TSE.

5 thoughts on “Pesquisa Prever aponta Eduardo Braide consolidado na liderança, mas opositores somam mais de 55%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *