Morte de empresário de Zé Iran foi causada por hérnia de hiato. Saiba o que é o problema de saúde
Após a ampla repercussão que se deu em razão da morte do empresário José Iran Vanderlei, muitos questionaram sobre a causa da morte dele, afinal inicialmente informaram que tratava-se de complicações de uma cirurgia de hérnia de disc. Porém fontes próximas e até mesmo médicos, afirmaram que o óbito ocorreu em decorrência de uma hernia de hiato que atinge órgãos da região abdominal.
Zé Iran, como era conhecido, deu entrada no Hospital Rede D´or UDI em São Luís, após sentir fortes dores abdominais e então foi diagnosticada uma hérnia de hiato, que pode passar anos sem apresentar sintomas.
De acordo com informações de especialistas: A hérnia de hiato ou hérnia hiatal consiste na passagem de parte de órgãos abdominais (geralmente estômago) para dentro do tórax.
A cavidade torácica está separada da cavidade abdominal por um músculo – o diafragma. Nesse músculo existe um orifício, o hiato, por onde passa o esófago. Quando ocorre o alargamento desse orifício alarga, a pressão abdominal “empurra” o conteúdo abdominal para dentro do tórax, formando-se assim a hérnia de hiato.
No conteúdo da hérnia de hiato podemos encontrar estômago, intestino delgado, cólon, grande epíplon…. Todavia, o mais comum é existir apenas estômago no seu interior.
A hérnia do hiato não pode ser vista do exterior do organismo. Suspeita-se da sua existência pela sintomatologia do doente ou é descoberta por acaso em exames que o doente realiza.
Os exames que habitualmente evidenciam a hérnia de hiato são a endoscopia digestiva alta, a radiografia contrastada esofagogástrica ou tomografia computorizada (TAC). Existem, no entanto, outros exames que podem indiciar a sua presença.