Vagas de juízes eleitorais do TRE/MA estão próximas de ser definidas

Formadas desde junho desse ano, as listas tríplices para a escolha de juízes eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão estão próximas de um desfecho. As duas vagas devem ser definidas em breve, uma vez que os relatores Nunes Marques e Benedito Gonçalves já concluíram os trabalhos e em breve devem colocar o assunto em pauta no Pleno da Corte Eleitoral. Logo em seguida, cabe ao presidente Lula definir os escolhidos. Enquanto isso, ocorre muita articulação nos bastidores pelo preenchimento dessas vagas.

Para a vaga da juíza Anna Graziella Neiva Santana que ficou aberta desde o dia 14 de agosto desse ano, concorrem a própria advogada para uma recondução e os advogados Elias Gomes de Moura Neto e Tarcísio Almeida Araújo. Esta vaga é relatada pelo Corregedor do TSE, ministro Benedito Gonçalves.

Todos os três contam com importantes apoios nos bastidores para garantir a nomeação. Anna Graziela segue com o apoio do ex-presidente da República José Sarney; Elias Moura tem o governador Carlos Brandão e Tarcísio Araújo conta com a senadora Ana Paula Lobato.

Já na vaga de Camilla Rose Ewerton Ferro Santos que ainda está no cargo e permanece no mínimo até 9 de novembro desse ano, a própria tenta a recondução. Os outros dois postulantes são Rodrigo Maia Rocha e Bertoldo Klinger Barros Rêgo Neto.

O relator dessa lista tríplice é o ministro Kássio Nunes Marques que mantém forte amizade com o desembargador federal do TRF-1, Newton Ramos, marido de Camilla Rose Ewerton. Porém, o ministro da Justiça, Flávio Dino, quer emplacar o seu Procurador-Geral do Estado entre os anos de 2015 e 2022, Rodrigo Maia.

Inclusive, o atual PGE do Maranhão é considerado o favorito para a vaga, porém fica claro que ele possui uma forte concorrência.

Próximo ao desfecho, o presidente Lula vai mostrar em breve quais são os personagens da política e da Justiça que estão mais prestigiados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *