Movimenta Cultura leva capacitações para comunidades quilombolas do Maranhão
Arte e cultura como forma de promoção de novas oportunidades, profissionalização, geração de emprego e renda. O Movimenta Cultura chegou ao Maranhão oferecendo diversas oficinas gratuitas na área da Gestão da Cultura e, agora, chega às comunidades tradicionais do estado, localizadas nos municípios de Santa Rita e Itapecuru-Mirim.
A ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz – MA) e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, está contemplando os moradores de cinco comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em ambos os municípios.
Em Santa Rita, no Quilombo Fé em Deus, estão abertas, até o dia 27/09, as inscrições para a Oficina de Marketing Digital – Arte em Destaque. Já em Itapecuru-Mirim, as vagas são para a oficina de Capoeira, que ocorrerá nas comunidades Oiteiro das Nogueiras, Queluz, Jaibara das Nogueiras e Pedrinhas Clube de Mãe. As inscrições vão até dia 29/09.
Ambas as oficinas serão oportunidades para promover, valorizar e proporcionar visibilidade para as culturas locais e das comunidades.
Cultura e Comunicação Digital
A oficina de Marketing Digital, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, será ministrada pelo publicitário e professor Felipe Borba, que vai apresentar estratégias e técnicas essenciais para promover um trabalho autêntico e artístico para a construção de marcas nas redes sociais. O conteúdo a ser explorado vai desde os fundamentos das redes sociais até as melhores práticas de marketing pessoal. Aprendizados que fazem parte do objetivo do Movimenta Cultura de fortalecer os empreendedores culturais das cidades por onde circulará.
As aulas serão realizadas no Barracão Cultural Angoleiros Quilombo. Além da oficina, um encontro dedicado à juventude da comunidade será realizado no dia 2 de outubro com a palestra “Como o Celular, a Internet e as Redes Sociais podem ser Instrumento de Transformação e Impacto para quem Deseja Empreender Começando do Zero”. O evento é aberto ao público sem a necessidade de inscrição prévia.
Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial
Já na oficina programada para Itapecuru-Mirim, os participantes serão convidados a conhecer a história da capoeira no Maranhão, no Brasil e no mundo, sua relevância cultural, e, ao mesmo tempo, aprender a executar movimentos básicos, entender a instrumentalização musical associada à capoeira e participar de forma ativa de uma roda de capoeira, seguindo os rituais e fundamentos tradicionais.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capoeira é um dos símbolos brasileiros mais reconhecido internacionalmente. Criada no país durante o período da escravidão, como uma forma de luta e de resistência por africanos escravizados, a capoeira está presente em todo território nacional, além de praticada em diversos países, em todos os continentes. A atividade será ministrada pelo professor Mychel Lopes, que é natural de Mirinzal (MA), e acontecerá ao longo do mês de outubro.
A oficina será um importante instrumento para a valorização da capoeira e da cultura das comunidades remanescentes de quilombos, tão presentes no Maranhão. Segundo Censo do IBGE, divulgado em 2023, o estado possui a 2ª maior população quilombola do país. Mais de 260 mil pessoas que se autodeclaram quilombolas vivem em 32 municípios maranhenses.
O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).
Movimenta Cultura – 1ª edição
Além de Santa Rita e Itapecuru-Mirim, Açailândia também está recebendo atividades do projeto, com a realização da oficina de Marketing Digital. O Movimenta Cultura vai circular pelos municípios de São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Bacabeira e Bom Jesus das Selvas. As atividades da ação formativa itinerante serão realizadas em cinco estados brasileiros nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, contemplando Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas. Ao todo, 25 municípios serão atendidos, com a oferta de aproximadamente 60 oficinas, do segundo semestre de 2023 até março de 2024.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Centro Cultural Tatajuba
O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão. O espaço impulsiona, diariamente, a formação, capacitação e geração de renda na região por meio de múltiplas áreas da cultura, proporcionando oportunidades às crianças, jovens e adultos. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: www.instagram.com/centroculturaltatajuba/ e www.facebook.com/centroculturaltatajuba
ROTEIRO DAS OFICINAS
SANTA RITA (MA) – COMUNIDADE VILA FÉ EM DEUS
Oficina gratuita de Marketing Digital – Arte em Destaque
Professor: Felipe Borba
Inscrições: até 27 de setembro
Local: Barracão Cultural Angoleiros do Quilombo, BR 135, Km 72, Quilombo Fé em Deus, Santa Rita-MA
Formulário de inscrição: bit.ly/oficinamktdigitalsantarita
2/10 – 18h às 21h – Encontro com jovens da comunidade
Palestra: Como o celular, a internet e as redes sociais podem ser instrumento de transformação e impacto para quem deseja empreender começando do zero.
Evento aberto ao público sem a necessidade de inscrição prévia.
3 a 6/10 – 19h às 22h – Oficina de Marketing Digital
De 2 a 6 de outubro de 2023
ITAPECURU-MIRIM (MA) – COMUNIDADES TRADICIONAIS
Oficina gratuita de Capoeira
Professor: Mychel Lopes
Inscrições: até 29 de setembro
Oiteiro das Nogueiras
Dias 7, 8, e 14/10, das 8h30 às 12h30
Dia 15/10, das 14h às 18h
Local: Clube de Festa, Rua principal, Oiteiro das Nogueiras
Formulário de inscrição: https://bit.ly/3RudEg4
Queluz
Dias 7, 8, e 14/10, das 14h às 18h
Dia 15/10, das 8h30 às 12h30
Local: Associação do Morador Quilombola do Povoado de Queluz, Rua do Campo, Queluz
Formulário de inscrição: bit.ly/oficinacapoeiraemqueluz
Jaibara das Nogueiras
Dias 21, 28 e 29/10, das 8h30 às 12h30
Dia 22/10, das 14h às 18h
Local: Associação dos moradores, Rua principal, Jaibara das Nogueiras
Formulário de inscrição: https://bit.ly/48rb3JW
Pedrinhas Clube de Mãe
Dias 21, 28 e 29/10, das 14h às 18h
Dia 22/10, das 8h30 às 12h30
Local: Associação Clube de Mãe, Rua principal, Pedrinhas Clube de Mãe
Formulário de inscrição: https://bit.ly/oficinacapoeiraempedrinhas
Formulários de inscrição disponíveis também nas redes sociais:
https://linktr.ee/movimentacultura
www.facebook.com/projetomovimentacultura
www.instagram.com/movimenta.cultura/
Informações pelo WhatsApp: (99) 9-8407-5031
Cultura. Capacitação: excelente.
Mas e o aPedeuTa? Hein?
Está em Brasília. Tem gente que é ora-pro-nobis e tem gente que é atraso total. Sobretudo na arte.
Educação! E saúde. Sim. E segurança idem.
Embustes em Brasília. Nivelar tudo por baixo.
O PT é vigarista.
O PT é picareta.
O PT é barango.
Em 2023, junto com a justiça em Brasília querem liberar drogas, sem passar pelo Senado.
Bom…,
“Tem gente que é ora-pro-nobis, tem gente que é cannabis”.
O PT é droga.