Espaço Bem-Estar contabiliza mais de cinco mil atendimentos a servidores desde o início do ano

Mais de cinco mil servidores já foram beneficiados pelas ações do ‘Espaço Bem-Estar’ desde o início do ano. Com o objetivo de proporcionar saúde e qualidade de vida para quem trabalha no Governo do Estado, o programa, que uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), já atendeu 5.675 pessoas entre os meses de janeiro e agosto deste ano.

Os atendimentos são realizados na sede do Espaço Bem-Estar, localizado no térreo do Edifício Nagib Haickel, e também em eventos itinerantes nas secretarias e órgãos estaduais, os chamados ‘Bem Estar em Movimento’. Com equipe multiprofissional, o espaço oferece orientação nutricional, escuta psicológica, consultas de enfermagem, ginástica laboral e relaxamento terapêutico, com profissionais de terapia ocupacional, fisioterapia e educação física, além de orientações individuais e ações educativas com a equipe de assistência social.

A maior demanda é pelo serviço de relaxamento terapêutico, com 2.308 atendimentos. No mesmo período, foram ainda 677 consultas de enfermagem e 627 atendimentos, entre individuais e coletivos, feitos pela equipe de assistência social. O Espaço contabiliza, ainda, 485 orientações nutricionais e 383 escutas psicológicas. Outros 355 servidores participaram da ginástica laboral. As ações em eventos externos, por sua vez, contabilizam 840 atendimentos.

Periodicamente, a equipe promove ainda rodas de conversa com profissionais convidados para tratar de temas de interesse do servidor, além de ações de saúde que incluem vacinação e consultas com outras especialidades além das oferecidas no espaço. A abordagem holística do programa abrange tanto a saúde física quanto o bem-estar emocional dos servidores.

O secretário da Sead, Guilberth Marinho Garcês, destacou a importância da iniciativa. “O Espaço Bem-Estar é um reflexo do compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento integral dos servidores públicos do estado. Valorizar o servidor, cuidar da sua saúde física e mental é importante para um desempenho melhor das funções, o que, por sua vez, resulta em um serviço público de mais qualidade para a população”.

Guilberth Garcês falou, ainda, da satisfação em ver como o projeto tem impactado positivamente a vida dos servidores. “Além das atividades desenvolvidas na sede do Espaço Bem-Estar, atuamos de forma itinerante nas secretarias, de modo que os servidores das diversas secretarias e órgãos possam acessar esses serviços de forma mais direta e conveniente”.

Em movimento

As secretarias e órgãos estaduais podem solicitar as ações personalizadas de acordo com suas necessidades, formalizando o pedido (via ofício) à coordenação do programa. Isso permite que o projeto se adapte às particularidades de cada local de trabalho, garantindo que os servidores tenham acesso a recursos que atendam às suas demandas específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *