Leonardo Soares tem expressiva vitória na eleição para vice-reitor e desponta para se tornar grande liderança na UFMA
A Consulta Prévia para formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFMA, mais conhecida como eleição, mostrou o provável surgimento de uma nova liderança na mais importante instituição de ensino superior do Maranhão. Trata-se do professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia, Dr. Leonardo Soares. Ele foi o único concorrente entre os candidatos a reitor e vice-reitor que obteve maioria dos votos entre os estudantes, professores e técnicos administrativos.
Leo Soares alcançou 29% dos votos, sendo um total de 2028 de estudantes, 433 de professores e 382 dos técnicos. A sua votação entre os discentes foi tão expressiva, que o professor do curso de Oceanografia teve quase o dobro da segunda colocada, Zefinha Bentivi. No mesmo segmento, a professora de Jornalismo obteve 1097 votos entre o alunato, 418 de docentes e 312 dos demais servidores.
A votação do professor Leonardo Soares tem um simbolismo muito forte. Egresso da UFMA, estudante do LICEU e com apenas 38 anos, ele pode ter um longínquo caminho como liderança na Universidade, caso venha ser confirmado como o escolhido pelo presidente Lula, para ser o vice-reitor da Instituição entre 2023 e 2027.
Com forte articulação política, Leonardo Soares dialoga muito bem com o vice-governador Felipe Camarão (que também faz parte do quadro de professores da UFMA), com o deputado federal Duarte Júnior (egresso do mestrado de Ciências Públicas da UFMA) e o vereador de São Luís, Álvaro Pires. Assim como tantas outras lideranças políticas do estado.
Caso siga o caminho do seu companheiro de chapa, Fernando Carvalho, que também venceu a Consulta Prévia e deve ser o escolhido do presidente Lula, naturalmente Leonardo Soares será em um futuro não tão distante também reitor da UFMA. Uma vez que Fernando, exerceu essa função entre 2015 a 2019, quando venceu a disputa para vice-reitor.
Mantendo a sua atuação, articulação e dedicação pelo ensino superior, Leonardo Soares certamente deixará seu nome na história da Universidade Federal do Maranhão, assim como Natalino Salgado já deixou e é uma das referências do vencedor da disputa pela vaga de vice-reitor.
Um fato que ainda deve ser levado em conta, Leonardo Soares deixará o CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), no alta cúpula da UFMA. O cargo vinha sendo ocupado nos últimos 16 anos por membros do CCET e o último que é de Imperatriz.
Inclusive, Léo Soares pode buscar voos mais altos para fora da política na comunidade acadêmica, afinal ele é uma das referências em Meio Ambiente no estado. Conhecedor de uma temática que está em voga nas principais discussões mundiais, a UFMA pode ser apenas o primeiro passo para o professor de Oceanografia.